Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) se manifestou, através das redes sociais, para denunciar a negligência com a Saúde Pública em Sergipe. Além dos problemas amplamente divulgados pela imprensa no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), a deputada repercutiu a matéria do Portal FanF1, que traz o pedido de socorro de Cintya Stefany, mulher ostomizada em tratamento oncológico, que aguarda há quatro anos pela sua cirurgia de reversão
Segundo Linda, o caso de Cintya é apenas um dos muitos exemplos de cidadãs e cidadãos sergipanos ostomizados. A deputada chama atenção para o fato de que “as cirurgias de reversão para pacientes ostomizados têm que acontecer em até seis meses após a cirurgia oncológica, mas a realidade em Sergipe é que os pacientes não têm previsão e têm que usar as bolsas diariamente, o que acaba gerando custos de transportes, às vezes, as bolsas acabam e os pacientes têm que economizar as que pegaram naquele mês, gerando risco de infecções sérias e que podem comprometer a vida deles”, relatou a deputada.
Visita ao CER IV
Na publicação, a deputada relembrou a visita recente feita ao Centro Especializado de Reabilitação (CER IV). Na ocasião, ela foi informada sobre a grave carência de profissionais, tanto para a avaliação quanto para a realização da cirurgia de reversão. “Essa falta de estrutura e de recursos humanos coloca em risco a vida de pacientes que necessitam de cuidados especializados e urgentes”, afirma a parlamentar.
“É inadmissível que pessoas estejam sofrendo e tendo seus direitos à saúde violados por conta da negligência do Estado. Todos nós sabemos da importância da cirurgia de reversão para pacientes ostomizados para a melhoria da qualidade de vida. Eu venho cobrando, e o Governo precisa dar uma resposta concreta sobre isso, já que essas cirurgias são de responsabilidade do Estado”, cobrou Linda.
Foto: Divulgação Ascom