Os delegados de Polícia Civil Isaque Heverton Dias Cangussu e Adelmo Pelágio de Andrade Filho, receberam na tarde desta segunda-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A autoria é do deputado Luciano Bispo (PSD)
“Esses dois cidadãos fazem um trabalho excelente na Segurança Pública do estado de Sergipe; desenvolvendo suas atividades como delegado de polícia, com muita capacidade, honestidade e transparência. Isaque Cangussu e Adelmo Pelágio fizeram uma defesa muito grande da classe deles, como presidente e vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol). Os conheço bem pelos serviços prestados ao nosso estado e sei que prestarão muito mais ainda porque eles têm capacidade e experiência para isso; um amor muito grande pela Segurança Pública. Estou muito feliz em poder homenageá-los”, observa o deputado Luciano Bispo ressaltando que na vida pública é muito importante é ouvir e esperar o momento de avançar e que a Assembleia Legislativa sempre foi amiga de todos que fazem a Segurança Pública de Sergipe.
O deputado Luciano Pimentel informou no discurso, que a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar é um reconhecimento pelos serviços prestados ao estado.
“Ninguém precisa ensinar a uma criança o que é um policial e para que ele serve. O menino e a menina sabem que o policial é o que cuida, o que salva, protege e combate o mal, para que a sociedade possa seguir em paz e com tranquilidade. Conheço de perto esses dois delegados pela dedicação incansável e liderança inspiradora, deixando marcas em toda a unidade como fundadores do Movimento Polícia Unida, uma inédita e histórica organização de policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, da ativa, da reserva; reformados e aposentados de todos os cargos, postos e patentes; além de agentes escrivães, delegados de polícia civil unidos no mesmo propósito. Esse prestígio que vos concedemos, é um reconhecimento pelos valorosos serviços prestados à população sergipana”, destaca.
Homenageados
Natural da cidade de Vitória da Conquista-BA, Isaque Cangussu é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Especialista em Polícia Comunitária, Pós-graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua no estado de Sergipe desde 2006, quando foi aprovado no concurso para Delegado de Polícia. Em 2017, foi eleito presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol) e atuou como vice-presidente da Região Nordeste da Federação Nacional dos Delegados de Polícia.
Em 2020, recebeu o Título de Cidadão Sergipano na Alese, cuja autoria foi do deputado Luciano Pimentel (PP). Para ele, receber na tarde desta segunda-feira, a maior honraria da Assembleia Legislativa de Sergipe, é motivo de alegria.
“Essa homenagem tem um significado muito especial; fui representante de classe durante seis anos e tive interlocução aqui principalmente porque os deputados dão essa abertura; o espaço aqui é muito democrático e o acesso já começava pelo então presidente Luciano Bispo, que é o autor da propositura. Temos os gabinetes de portas abertas e durante seis anos, institucionalmente nós tivemos essa convivência com os membros dessa Casa Legislativa. Hoje eu me sinto profundamente honrado e orgulhoso por essa homenagem e quero agradecer aos deputados, especialmente ao deputado Luciano Bispo; a todos os membros dessa casa de leis e à sociedade sergipana. Me sinto hoje premiado. Em 2020 tive a felicidade de ser considerado Cidadão Sergipano; eu já morava aqui, àquela ocasião há 14 anos e quando eu tive o reconhecimento dessa cidadania fiquei muito contente e sou muito grato ao deputado Luciano Pimentel. É um ciclo que se completa porque na semana passada recebi o Título de Cidadão Aracajuano, autoria do vereador Nitinho Vitales. Agora sou sergipano de Aracaju”, comemora.
Adelmo Pelágio nasceu em Salvador-Ba. É filho da soteropolitana Silvana Maia de Andrade e do itabaianense Adelmo Pelágio de Andrade. Por ser filho de sergipano, sempre visitou o estado, principalmente no período de férias.
O delegado de polícia civil reside em Sergipe, desde que foi aprovado em 1º lugar no concurso de 2006. Trabalhou em várias delegacias do interior, a exemplo de São Domingos, Itabaiana, Pacatuba, General Maynard e Rosário do Catete. E desde maio do ano passado, está em dedicação exclusiva ao mandato classista na Adepol/SE.
Também recebeu o Título de Cidadão Sergipano em 2020, aprovado por unanimidade na Alese, com autoria do então deputado Capitão Samuel, o que para ele foi algo que se impregnou no espírito de sergipanidade, até por conta da herança familiar.
“Hoje recebendo a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, me sinto realizado profissionalmente, sobretudo no que diz respeito aos anos de dedicação à atividade sindical, que foi de interação com os parlamentares desta Casa; a construção de decisões públicas fundamentais e que dizem respeito à dignidade dos trabalhadores da Segurança Pública. Foram anos de um verdadeiro processo de ensino-aprendizagem que nós fomos discípulos desse grande mestre que é o nosso deputado Luciano Bispo, que foi presidente desta Casa por tantos anos e que sempre teve uma atuação tão construtiva em favor dos interesses do povo sergipano. Luciano Bispo é um homem tecido para a democracia; sereno, tranquilo e com uma característica fundamental para o nosso tempo, que é a capacidade de servir”, observa.
A Mesa Diretora foi composta na Sessão Especial pelos deputados Luciano Bispo e Luciano Pimentel; o secretário de estado da Justiça, Cristiano Barreto representando o governador Fábio Mitidieri; o superintendente de Articulação Política do estado de Sergipe, o ex-deputado Venâncio Fonseca; o vereador Milton Dantas representando a Câmara Municipal de Aracaju e o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alessandro Ribeiro.
Fotos: Joel Luiz/Alese