logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Público contou com boa música e muita arte no Espaço Cultural da Alese

“Lá vem o dia despertando a natureza. Vou seguindo a correnteza na incerteza de chegar. Dia após dia, noite e dia sem cessar; tanta dor, tanta agonia, eu assim não vou ficar”. Quem compareceu ao  Espaço Cultural Djenal Queiroz, no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na noite da quinta-feira (21), pôde constatar a boa música da dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério, relembrando sucessos dos anos 1980 e 1990; além da exposição de imagens gigantes pintadas a óleo sobre tela, feitas pelo artista plástico estanciano Felipe Leite.

Evento aconteceu no hall da Alese

Chiko Queiroga e Antonio Rogério são compositores e intérpretes que saíram de Aracaju para o Brasil e para o mundo por mais de 20 anos. Se juntaram em 1998 e formaram uma dupla de muito sucesso. Participaram do troféu Caymmi / Salvador (BA) (melhor intérprete em 1992); Projeto Pinxiguinha (AJU-SE 1988) junto com Jerry Adriane; Pinxigão (1989) (Sul do país) junto com Biafra; Pixinguinha-2004 (sudeste,centro-oeste e norte do Brasil) e Festival Festa da Música Brasileira (RJ). Em julho de 2005 foram convidados para integrar a caravana 8 do projeto Pixinguinha em homenagem ao ano do Brasil na França no espaço Brasil / França no ‘correau du temple’ – Paris.

A partir de 1998, a dupla lançou sete álbuns de cds: ‘Chiko Queiroga e Antônio Rogério ao vivo’ (1998); ‘Folia de São João’ (2001); ‘Canta-SE’ (2003) cordas vocais (2004), Clareou vol.l e vol.ll, ‘Chiko Queiroga e Antonio Rogério dez anos’ e mais recente com o fomento da Funarte e Ministério da Cultura intitulado ‘Acompanhando o Sol’. Entre 1999 e 2009, foram aos Estados Unidos por oito vezes representar Sergipe e o Brasil no maior festival de jazz do mundo (New Orleans Jazz Festival – Louisiana-USA) ao lado de Paul Simon, B.B. King, Al Jarreau, Jaymes Taylor e Sting, entre outros. Participaram também de outros festivais como French Quarte festival(USA) , Alabama fest (USA), Fest for all – baton rouge – USA e River fest – Alexandria – USA.

Para Chiko Queiroga, é uma honra se apresentar para servidores da Alese e o público em geral. “A gente está muito feliz de estar aqui; a Alese está de parabéns por esse projeto, abrindo oportunidades para os artistas sergipanos que precisam de tanto espaço e aqui é mais um. Espero que seja eterno e que venha projetar novos talentos e os que nunca mais tiveram a oportunidade de se apresentar. É um felicidade muito grande estarmos pela primeira vez aqui no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe”, observa.

Artista Felipe Leite com Beneti Nascimento

Antônio Rogério completou: “É mais uma oportunidade de apresentar o nosso trabalho; músicas de grande sucesso como A Mestiça, Serpentes, Desculpe o Modo, Cheiro da Terra, entre outras. Esse é um espaço do povo e é importante para a Cultura, que aqueles que decidem por nós, estejam próximos para que à cada dia passem a conviver com a diversidade cultural que existe aqui em Sergipe, compreendendo a importância da valorização em vários aspectos da nossa Cultura”.

Felipe Santos Leite é artista nordestino, pintor e desenhista que emprega em suas obras de pintura a óleo sobre tela, a técnica do hiper-realismo com a representatividade e diversidade de imagens. O jovem nasceu em Estância em 1995 e em 2012, identificou-se com a técnica do hiper-realismo; passou a aperfeiçoar seu talento através de cursos com personalidades conceituadas em todo o mundo. E desde então fez parte de diversos projetos culturais da prefeitura de Estância, através exposições visuais.

Durante o evento ele informou que desde pequeno, gosta muito de desenhar. “Em 2010 em conheci um professor de pintura em tela lá em Estância, me interessei e ai fui engatinhando nessa técnica e em 2019, no início da pandemia, eu fiz cursos online e me aperfeiçoei e estou até hoje em busca do realismo, pintando pessoas e me diferenciando dos outros artistas da minha cidade”, afirma.

Espaço

Rafael Amorim

O Espaço Cultural Djenal Queiroz tem por objetivo,valorizar a cultura regional, sobretudo com a apresentação de amostras de trabalhos desempenhados por artistas sergipanos, contando com a curadoria do jornalista Beneti Nascimento, coordenador de projetos da Escola do Legislativo João de Seixas Dórea (Elese).

“Essa é a primeira edição de 2024 desse projeto aqui no Espaço Cultural Djenal Queiroz e a gente começa com o pé direito trazendo Chiko  Queiroga e Antônio Rogério. São dois nomes consagrados da música sergipana, com mais de 20 anos de carreira, conheceram o Brasil e foram além fronteiras fazendo shows em diversos países do mundo. Também aqui o novo talento, que é Felipe Leite, que veio de Estância. Um autodidata que impressiona pelo hiper-realismo e com isso a gente também presta uma homenagem à aniversariante do mês, nossa linda Aracaju”, destaca Beneti Nascimento.

Entre os participantes do evento, o autônomo Rafael Amorim. “O Espaço Cultural da Alese acaba sendo uma das janelas das artes sergipanas, que valoriza tanto os artistas já conhecidos quanto os mais novos. Eu faço questão sempre de vir, pois é um espaço necessário e a Assembleia deve cumprir esse papel”, entende.

Citado por Antônio Rogério durante a apresentação, que agradeceu a presença e relembrou do ex-professor no Conservatório de Músicas; o maestro do Coral da alese (Corales), Joel Magalhães  ressaltou: “Nós como professores, como educadores, queremos que nossos alunos cresçam e eu fico muito feliz por Antônio Rogério estar trilhando esse caminho musical e o importante é que cresça cada dia mais”.

Maria José, turismóloga

A turismóloga Maria José Rosendo da Costa também parabenizou a Assembleia Legislativa de Sergipe pela iniciativa. “É muito importante abrir as portas para a comunidade local, prestigiando os artistas sergipanos. Aqui temos um grande artista de Estância e a maioria das pessoas não conhecem. Chiko Queiroga e Antônio Rogério dispensam comentários porque são conhecidos internacionalmente.  A gente tem a oportunidade de ouvi-los é maravilhoso”, enfatiza.

 

 

 

 

Fotos: Joel Luiz/Alese

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo