logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese também foi transferida para Aracaju há 169 anos

Comemora-se no próximo domingo (17), a mudança da capital sergipana (de São Cristóvão para Aracaju). A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe iniciou os trabalhos na cidade histórica em 1835 no Salão do Convento de São Francisco. No dia 17 de março de 1855, as sessões plenárias passaram a acontecer no Palácio Fausto Cardoso (hoje Escola do Legislativo João de Seixas Dórea). Somente em  1987, a Alese começou a funcionar no Palácio Governador João Alves Filho.

Sessões plenárias acontecem das segundas às sextas-feiras

Representado por 24 parlamentares, o Poder Legislativo de Sergipe cumpre a finalidade de elaborar leis em prol dos sergipanos; fiscalizar e controlar as ações e atos do Poder Executivo; investigar ocorrências de ilícitos, através das Comissões Parlamentares de Inquérito; promover debates com a sociedade a exemplo de palestras e audiências públicas; contribuindo para a formação do cidadão crítico e consciente.

Ao longo dos 169 anos, a Assembleia Legislativa vem passando por mudanças significativas, seja nas instalações ou nos discursos dos deputados e deputadas eleitos (as) pelo voto popular para mandatos de quatro anos.

Localizada em um ponto estratégico da Praça Fausto Cardoso (Centro de Aracaju), a Alese é rodeada por prédios que mantêm viva a história de Sergipe, a exemplo da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória que conta com uma biblioteca rica em livros, revistas, jornais e demais publicações (inclusive em braile) e o Memorial do Legislativo Deputada Quintina Diniz.

Sessões plenárias iniciaram em Aracaju no prédio em que hoje funciona a Elese

A construção do prédio é da segunda metade do século XIX; além do Palácio Museu Olímpio Campos, o Tribunal de Justiça e o Instituto Histórico e Geográfico; todos “abraçados” pelo rio Sergipe e a Ponte do Imperador, inaugurada em 1860 com a finalidade de servir como ancoradouro para o navio utilizado pelo imperador D. Pedro II e sua comitiva em visita a Aracaju.

Atual legislatura

A 20ª Legislatura (de 2023 a 2027), é composta pelos deputados Jeferson Andrade (PSD) -Presidente- Garibalde Mendonça (PDT) – Vice-presidente- Luciano Bispo (PSD) – 1º Secretário – Marcelo Sobral  (União Brasil) – 2º Secretário – deputada Carminha Paiva (Republicanos ) – 3ª Secretária e Paulo Júnior (PV), 4º secretário. Os demais parlamentares são: Adailton Martins (PSD),
Áurea Ribeiro (Republicanos),  Chico do Correio (PT), Cristiano Cavalcanti (União), Doutor Samuel (Cidadania), Georgeo Passos (Cidadania), Ibrain de Valmir (PV), Sérgio Reis (PSD), Kaká Santos (União Brasil), Lidiane Santos (Republicanos), Linda Brasil (PSOL), Luciano Pimentel (PP), Luizão Donatrampi (União Brasil), Maisa Mitideri (PSD), Marcos Oliveira (PL), Netinho Guimarães (PL), Neto Batalha (PP) e Pato Maravilha (PL).

As Sessões Plenárias podem ser acompanhados pela população diariamente nas galerias, pelas publicações das matérias realizadas pela equipe de jornalistas na Agência de Notícias Alese; e dos assessores parlamentares (acessando o site); das transmissões dos jornais e programas veiculados pela TV Alese canal 5.2 e dos projetos desenvolvidos como o “Visita à Casa do Povo”, em que estudantes conhecem o funcionamento da Assembleia Legislativa e acompanham os discursos no plenário, como formas de exercitar a cidadania e legitimar o Estado Democrático de Direito.

Depoimentos

Presidente Jeferson Andrade destaca a dupla comemoração

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), a data é de dupla comemoração.

“Parabenizo Aracaju e para quem não sabe também é o aniversário da Assembleia Legislativa de Sergipe, fazendo 169 anos de funcionamento na capital sergipana, ampliando o exercício da democracia. Aracaju é a cidade que nos ajuda no dia a dia e onde nossa Casa Parlamentar está. A data é de celebrações para os aracajuanos, todos os sergipanos e as pessoas que chegam de outros estados que têm uma ligação importante com o município. O momento é de parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira que hoje é quem comanda a nossa cidade e a todos os que fazem a Assembleia Legislativa para que cada vez mais tenhamos qualidade de vida e possamos avançar no desenvolvimento da capital e de todo o estado de Sergipe”, ressalta Jeferson Andrade.

A deputada Linda Brasil (PSOL) destacou a felicidade em comemorar o a aniversário de Aracaju e da instalação da Alese na Praça Fausto Cardoso.

Deputada Linda Brasil foi a mais votada na capital sergipana

“Estou muito feliz nesses 169 anos de homenagens a essa cidade maravilhosa que me acolheu; sou de Santa Rosa de Lima, com 11 anos vim morar aqui, fui a vereadora mais bem votada de Aracaju em 2020 e em 2022, também fui a deputada estadual mais bem votada na nossa capital. A Assembleia Legislativa completa 169 anos de mudança de São Cristóvão para aqui na mesma data de transferência da capital em 17 de março de 1855 e essa Casa é muito importante para a nossa democracia e o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado. Fico  muito feliz em poder comemorar em ser hoje uma Cidadã Aracajuana (recebi o título), estar aqui lutando pelo desenvolvimento de Aracaju e do nosso estado”, celebra.

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) observou que o Poder Legislativo tem uma ligação muito forte com Aracaju.

Deputado Georgeo Passos: “Assembleia vem criando uma ligação cada vez mais intrínseca com Aracaju

“A Assembleia Legislativa completa no próximo domingo, dia 17 de março, 169 de mudança para a nossa capital (também tendo iniciado as atividades em São Cristóvão. São 169 anos de história, de muita dedicação e de muito trabalho em prol do povo sergipano. Essa identidade de datas, com certeza demonstra toda a importância que Aracaju tem; uma cidade que recebe  pessoas do interior e de outros estados. A Assembleia Legislativa tem sido muito próxima do povo sergipano, criando direitos, defendendo as minorias e criando uma ligação cada vez mais intrínseca com a nossa capital, pelos anos de história”, enfatiza.

Mudança da capital

O povoado de Santo Antônio de Aracaju tornou-se capital, por meio da Resolução 413 pelo então presidente da província, Inácio Joaquim Barbosa.

A Praça Fausto Cardoso reúne órgãos e monumentos que atraem sergipanos e turistas

A Praça Fausto Cardoso reúne prédios e monumentos históricos atraindo sergipanos e turistas

A transferência da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju aconteceu em 17 de março de 1855 foi motivada por uma estratégia política, que direcionou o eixo das decisões político-partidárias do vale do Vaza-Barris para o vale do Cotinguiba; além do comércio do açúcar, principal produto de exportações da em meados do século XIX e responsável pelo início do crescimento econômico de Sergipe.

Ao longo dos anos, a capital sergipana, considerada a cidade da qualidade de vida, vem avançando cada vez mais no planejamento urbano e demais melhorias para as pessoas que nasceram na capital e as que chegam do interior, de vários estados e de outros países.

Fotos: Jadilson Simões/Alese

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo