Compreendendo que a segurança viária é uma questão fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, o deputado estadual Kaká Santos (União) apresentou o Projeto de Lei nº 20/2024, que institui a campanha “Morte Zero e Vida Segura no Trânsito”. Aprovado nesta quinta-feira, 7, o PL visa conscientizar a população sergipana sobre o tema, com o intuito de reduzir a zero o número de mortes e feridos graves no trânsito, priorizando a preservação da vida.
O texto da propositura destaca que o Poder Público deverá adotar uma série de medidas com foco na capacitação de gestores públicos e profissionais e no incentivo à pesquisa e inovação, além de criar um dia em memória às vítimas de trânsito. Toda sociedade poderá se envolver nos debates e formações sobre a temática, por meio de audiências públicas e palestras.
De acordo com Kaká Santos, o objetivo da campanha é criar uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito. “Reconhecemos que, embora seja impossível eliminar completamente o erro humano, podemos trabalhar para reduzir drasticamente os acidentes evitáveis no trânsito. Para isso, é necessário utilizar uma abordagem que prioriza a segurança e a preservação da vida. E esta campanha busca não apenas mitigar, mas eliminar, na medida do possível, as tragédias que ocorrem nas vias de nosso estado”, frisa o deputado na justificativa do PL.
Em memória às vítimas
O projeto estabelece ainda a criação do Dia Estadual em Memória às Vítimas de Trânsito, a ser celebrado anualmente no terceiro domingo de novembro, com o intuito de aumentar a visibilidade da campanha “Morte Zero e Vida Segura no Trânsito”. De acordo com o PL, a data deve ser inserida no calendário oficial de eventos do estado.
“Relembrar as vidas perdidas no trânsito é uma forma de homenagear as pessoas que faleceram em decorrência dessas fatalidades e de alertar sobre a necessidade urgente de iniciativas para diminuir a ocorrência de acidentes”, enfatiza Kaká Santos.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese