logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Mundial do Câncer relembra campanhas realizadas em fevereiro

Comemorado no último dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial contra o Câncer relembra duas campanhas lançadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), visando conscientizar a população sobre a incidência da leucemia e a importância da doação de medula óssea (Fevereiro Laranja) e ressalta a prevenção e tratamento de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus (Fevereiro Roxo).

De acordo com dados divulgados recentemente pela Organização Mundial de Saúde, os casos de câncer podem aumentar em 70% até 2045, em países como o Brasil. Em países africanos o índice pode chegar a 107%. No planeta, cerca de 20 milhões de pessoas foram diagnosticadas com câncer em 2022. A estimativa é de que cerca de 53,5 milhões de pessoas estão vivendo com câncer atualmente. Em Sergipe, são esperados 3.410 casos novos da doença.

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos),  disse ser um crescimento muito alto e que vai demandar um olhar especial de todos aqueles que atuam na Saúde. “Seja em meios públicos ou privados. Isso será imprescindível que toda a população fique atenta aos sinais do corpo e que busque, na medida do possível, manter os exames preventivos em dia”, entende a parlamentar.

Fevereiro Laranja

A leucemia é um tipo de câncer que ocorre quando a produção de células sanguíneas na medula óssea sai do controle, levando a uma quebra no equilíbrio entre glóbulos brancos e vermelhos no sangue. No Brasil, a leucemia incide em 33% dos casos com idade entre zero e 14 anos e 26% para zero a 19 anos de idade.

Entre as proposituras aprovadas na Alese, estão a Indicação nº 175/2019, de autoria da então deputada Maria Mendonça, sugerindo ao Governo do Estado a isenção do pagamento de  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no calendário do procedimento cirúrgico para doadores de medula óssea. O benefício visa estimular a doação, considerando que o transplante de medula óssea carece de doadores, além de valorizar as pessoas que são doadoras.

Também foi aprovada na Alese, a Indicação nº 415/2021, da então deputada Diná Almeida solicitando a isenção para veículos integrantes do Sistema de Transporte Rodoviário de Passageiros Interestadual e Intermunicipal, para pessoas portadoras de câncer e anemia falciforme, em tratamento ou remissão da doença.

Fevereiro Roxo

O Ministério da Saúde classifica a Doença de Alzheimer como um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 9293/2023, de autoria da deputada Linda Brasil (PSOL), reconhece como Pessoa Com Deficiência as que convivem com fibromialgia, doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor associada a outros sintomas como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. A fibromialgia acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. Pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo