Implementar estratégias inovadoras para enfrentar os desafios da agricultura em tempos de seca, minimizando seus efeitos devastadores, adotando o modelo implantado em Sergipe é o compromisso do novo presidente da Assembleia Legislativa do rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (Progressista), empossado na última quarta-feira, 31/01.
A solenidade de posse de Brito para o segundo biênio da 56ª. legislatura contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que prestigiou o ato político e institucional. Quem também participou da solenidade, a convite de Adolfo Brito, foi o seu colega parlamentar da Comissão de Agricultura da Unale, o deputado sergipano Marcelo Sobral (UB-SE). Os dois parlamentares são integrantes da Comissão de Agricultura da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), a qual Brito é o presidente e Sobral o vice, que irá sucedê-lo.
As visitas técnicas aos perímetros irrigados em Canindé de São Francisco e ao Platô de Neópolis encantaram o deputado Adolfo Brito, que confessou estar ansioso para implementar as estratégias vistas para a irrigação e reservação de água e também na área da piscicultura, como a criação de tilápias e camarões. Brito acredita que o exemplo de Sergipe vai gerar emprego e renda e diminuir a migração de jovens da área rural para a urbana, no estado.
“O Rio Grande do Sul vem sofrendo limitação produtiva no seu setor agrícola, em razão de períodos de forte estiagem. O modelo sergipano de reservação de águas e de irrigação chamou a atenção e agora vamos lutar para facilitar a adoção do modelo de sucesso sergipano, para um melhor aproveitamento hídrico, visando estimular nossa agricultura. Esta será a nossa maior prioridade à frente do Legislativo estadual”, revelou Adolfo Brito.
O modelo de irrigação e reservação de água de Sergipe serviu de inspiração para o parlamentar Adolfo Brito, que agora adota a iniciativa como uma bandeira para sua legislatura, denominada “RS Cada Gota Conta”, após conhecer as experiências bem sucedidas em Sergipe, através do deputado Marcelo Sobral (UB-SE), Adolfo Brito decidiu levar para o Sul do país os projetos que diminuem o impacto da crise hídrica e as iniciativas que fomentam o aumento de produção na seca.
Parceria política
A parceria de Brito e Sobral começou na Unale, durante a condução dos trabalhos na Comissão de Agricultura, e os dois estão construindo uma relação política forte envolvendo Rio Grande do Sul e Sergipe. Marcelo Sobral prestigiou, na quarta-feira (31), a posse de Adolfo Brito, no comando da Casa Legislativa gaúcha.
“É uma grande satisfação participar da posse do nosso querido amigo e colega na Comissão da Agricultura, Adolfo Brito, que vem presidindo com notável competência esta comissão e, agora, vai demonstrar o seu talento à frente do Legislativo do Rio Grande do Sul”. “Para mim, também é um orgulho e responsabilidade bem maior, ter sido escolhido por ele para sucedê-lo na presidência da Comissão de Agricultura da Unale”, comemora Marcelo Sobral.
Sobral ressaltou a importância da cooperação entre estados para impulsionar iniciativas sustentáveis. “A agricultura é um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Ao compartilhar boas práticas e experiências bem-sucedidas, fortalecemos a base para um futuro mais promissor”, destacou o deputado sergipano.
Posse na Assembleia Gaúcha
A presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na posse de Adolfo Brito, mostrou o tamanho e o peso político do novo presidente da ALRS. O evento destacou a importância de parcerias entre diferentes regiões para impulsionar práticas agrícolas sustentáveis.
Após a solenidade de posse, os deputados participaram de um almoço que reuniu membros da bancada Progressista. O encontro proporcionou um ambiente favorável para a discussão de pautas relevantes e fortalecimento dos laços entre os legisladores. Sobral está confiante de avanços, com ações e estudos que melhorem a agricultura sustentável nos estados gaúcho e sergipano. O comprometimento com a gestão eficiente dos recursos hídricos se torna, assim, uma prioridade compartilhada entre os dois deputados.
Foto: Ascom Parlamentar