logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Comunicação Pública: Assessores Parlamentares executam trabalho amplo

Dar visibilidade ao trabalho do parlamentar com ética e transparência. Esse é um dos principais objetivos da assessoria de Imprensa quando se trata da Comunicação Pública. Na Assembleia Legislativa de Sergipe são vários os assessores que trabalham diariamente com o intuito de cuidar de toda a estratégia de comunicação midiática, produzindo textos, fotos e vídeos para as redes sociais; matérias jornalísticas para a publicação no site da Alese e releases que são distribuídos nos meios de Comunicação de um modo geral.

A verdade é que assessorar um parlamentar é algo muito maior do que se pensa, em virtude do dinamismo presente no dia a dia. Isso porque as demandas dos deputados não são apenas internas (no plenário, nas comissões ou nos gabinetes). O acompanhamento nas pautas externas também é necessário para mostrar à população, o trabalho desenvolvido pelo assessorado, no modelo prestação de contas à sociedade e fortalecimento da democracia.

É papel do assessor de Imprensa, entender o trabalho público do assessorado com a finalidade de construir uma gama de informações por meio de jornalistas, relações públicas e profissionais da Publicidade e Propaganda, para diferentes públicos; trabalhando a imagem dos deputados diante da Imprensa, mas também atuando como gerenciador de crises, principalmente nas redes sociais, a exemplo de grupos de WatsApp, Instagram, Facebook e Xis (antigo Twitter).

Correria

Jornalista Pábulo Henrique, coordenador da Comunicação da deputada Linda Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

Antenado 24 horas. É assim que fica a maioria dos assessores de imprensa parlamentar, pois não basta acompanhar os deputados nas ações legislativas fazendo vídeos desde a entrada no espaço do plenário, nos pronunciamentos na tribuna, nas questões de ordem; nas reuniões que acontecem na Sala de Comissões, nas discussões e votações. É preciso ler os jornais impressos, ouvir os programas de rádio, acompanhar as redes sociais, para verificar se os assessorados estão sendo citados, responder as críticas se assim o deputado achar necessário, constatar a publicação dos releases, fazer clipagem, orientar os deputados nas falas e até fazer discursos em alguns casos.

E é nesse cenário que o jornalista Pábulo Henrique, coordenador da Comunicação da deputada Linda Brasil (PSOL), desenvolve o seu trabalho. Segundo ele, muitas acham que o trabalho da Comunicação Parlamentar se resume às ações que ocorrem durante as sessões plenárias, mas é muito mais amplo.

“Numa Mandata com a perspectiva popular, como a da deputada Linda Brasil, que tem diálogo direto com movimentos sociais, instituições do terceiro setor, com a população em geral, principalmente os grupos mais vulnerabilizados, não tem como se fazer uma comunicação monótona. É necessário, dentro da nossa dinâmica de trabalho, um exercício que cumpra com a missão social da comunicação pública, traduzindo de maneira objetiva e ampliada o trabalho promovido pelo legislativo sergipano, para que todas as camadas sociais tenham acesso, mas, para além disso, para que essas pessoas entendam o que acontece aqui no plenário ou tenham consciência das atuações na comunidade, nas instituições públicas, nas ruas”, entende.

Jornalista Ana Lúcia, assessora de Imprensa da deputada Carminha Paiva (Foto: Jairo Dantas)

Pábulo Henrique acrescentou que, enquanto comunicadores legislativos, os assessores têm também a missão de estreitar a relação entre a população e os mandatos legislativos.

“Através do nosso olhar apurado, estamos o tempo todo buscando pautas, recebendo as denúncias que a população envia, fazendo análises de contexto, e tudo isso se transforma numa construção colaborativa, que passa pela comunicação. Os cidadãos nos enviam suas demandas, levamos para o conhecimento da ou do parlamentar, e, consequentemente, esse material entra dentro da agenda do trabalho das deputadas e deputados, seja numa fala no plenário, numa denúncia formal, numa reunião para fiscalizar e cobrar, ou levado para suas redes sociais em tom informativo, denúncia, alerta, enfim”, observa.

A jornalista Ana Lúcia Guimarães assessora a deputada Carminha Paiva (Republicanos), também trabalha na correria diária com a finalidade de divulgar a imagem da parlamentar. “O meu trabalho é coordenar toda a parte de comunicação da deputada Carminha Paiva, além de intermediar o contato com a Imprensa, faço o planejamento de conteúdo das redes sociais e executo boa parte dele, acompanho a parlamentar nas agendas diversas e desses compromissos elencamos o que mais representa o mandato dela para que vire pauta”, explica.

Foto Principal: Jadilson Simões/Arquivo Agência de Notícias Alese

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo