Depois de um início de ano marcado pelo restabelecimento do respectivo quadro clínico, o deputado estadual Pato Maravilha (PL), eleito em outubro de 2022 para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), passou a acumular ações parlamentares nas mais variadas áreas de prestação de serviço público. Somente no primeiro semestre do ano passado foram protocolados pelo deputado um total de 19 proposituras, divididas em 11 indicações, três moções e cinco projetos de lei abordando temas, sobretudo, voltados para o desenvolvimento do estado, sobretudo nas áreas da educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. No segundo semestre este trabalho seguiu sendo impulsionado por Pato Maravilha.
“Desde o primeiro momento que fomos eleitos e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), começamos a estudar com maior empenho as demandas da população e buscar desenvolver propostas capazes de colaborar com esses avanços. Já no início do mandato no primeiro semestre, mesmo enquanto seguia monitorando com maior dedicação a minha saúde, estive sempre acompanhado da minha equipe nos empenhando em representar os interesses da população e em buscar soluções para os desafios enfrentados principalmente pela região Centro-sul e Sul de Sergipe. Foi um ano bastante produtivo, mas em 2024 será ainda mais”, garantiu o parlamentar.
Entre os Projetos de Lei de autoria de Pato Maravilha está o texto de nº 502/2023, o qual reconhece como utilidade pública estadual a Associação dos Agricultores Orgânicos da Concórdia (Agrocon), uma entidade sem fins lucrativos, com atuação na cidade de Tobias Barreto. Na propositura apresentada aos demais deputados e deputadas, Pato Maravilha destacou que a agricultura orgânica é um pilar essencial para a preservação ambiental. Ao adotar práticas que excluem o uso de produtos químicos nocivos, essa forma de agricultura reduz drasticamente os impactos adversos no solo, na água, no ar e na biodiversidade local. Além disso, oferece alimentos mais saudáveis e livres de resíduos tóxicos, garantindo a saúde e o bem-estar dos consumidores.
No sistema Alese Legis consta também, por exemplo, o Projeto de Lei de nº 186/2024, que declara a Festa de Santo Antônio, no município de Umbaúba, como Patrimônio Cultural e Imaterial, do estado de Sergipe e a Inclui no calendário oficial de eventos do estado de Sergipe. “Os motivos que norteiam a proposta desse projeto estão pautados na valorização dos festejos juninos umbaubenses outrora já tidos, e na celebração da Festa de Santo Antônio, como um dos momentos de expressiva representatividade das nossas manifestações tradicionais que caracterizam a cultura popular da cidade, que em épocas atuais, têm sido vitimados pelo desinteresse público. De modo a ressaltar, a importância das culturas populares e religiosas para a comunidade, que vinculadas aos aspectos históricos e sociais dos municípios representando a identidade local de seus moradores e cidades da federação”, destacou o deputado.
Todos os Projetos de Leis protocolados pelo deputado estão disponível no portal da transparência da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Para ter acesso fácil e rápido basta clicar AQUI.