Por Assessoria Parlamentar
Nesta quinta-feira, 21, o deputado estadual sergipano, Marcelo Sobral (UB), participou da reunião de encerramento de trabalho anual da Comissão de Agricultura da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), instituição em que o parlamentar sergipano é o atual vice-presidente.
O encontro parlamentar foi conduzido pelo pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul, Adolfo Brito (PP), que fez um balanço das ações desenvolvidas por este núcleo de representação legislativa durante 2023.
De acordo com Brito, a comissão deu “grande ênfase à promoção de amplos debates e trocas de experiências acerca de políticas públicas de irrigação, reservação, legislação, assim como de alternativas de produção durante períodos de escassez de recursos hídricos, inclusive com a realização, proposta pelo deputado Marcelo Sobral, de visita técnica aos perímetros irrigados de Sergipe e ao Platô de Neópolis, apresentando aos membros a perícia dos técnicos sergipanos na operação produtiva de alimentos em sistema de barragens”, explicou.
Na retrospectiva de ações desse ano, no setor de Agricultura da Unale, foi mencionado o “1° Simpósio: Ações e experiências para enfrentar a estiagem”, realizado no mês de agosto deste ano, na Expointer, em Esteio (RS). “Em nosso primeiro ano como deputado estadual, já conquistamos ser protagonistas nas grandes discussões sobre agricultura na Unale, conseguimos aprovar pautas importantes e colocar o sistema de barragens e a aquicultura, com a criação de tilápia e, também, o camarão, que são atividades muito bem consolidadas em Sergipe, servindo de modelo para outros Estados Brasileiros.
Adolfo Brito disse ainda que o “exemplo sergipano favorece a alta produção do pequeno produtor e uma melhor reservação da água evitando os períodos de seca”, destaca.
Durante a reunião, o deputado Marcelo Sobral foi indicado pelo atual presidente da Comissão de Agricultura para o suceder na função, uma vez que este deverá assumir a presidência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.