logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Prevenção: Assembleia Legislativa fortalece campanha Dezembro Vermelho

Na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), impulsiona mais uma vez a campanha ‘Dezembro Vermelho’. Esta ação educacional, realizada no Brasil há mais de dez anos, busca conscientizar as pessoas para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Oficialmente, a campanha se tornou lei no ano de 2017 quando pela Presidência da República foi promulgada a Lei nº 13.504. Médico sanitarista e coordenador estadual do Programa IST/Aids em Sergipe, Almir Santana pede que a população em geral busque realizar consultas e exames com o objetivo de ficar sempre bem informado, ou receba acompanhamento profissional caso seja diagnosticado com alguma destes vírus.

 

“Em Sergipe, registramos 39 crianças com AIDS de 2011 a 2023. 23 crianças com HIV, de 2011 à 2023, 82 crianças expostas no ano de 2023 e, ainda, 82 gestantes com HIV, sendo 40 ainda em acompanhamento. Nossa meta tem sido ampliar cada vez mais a oferta de informação, preservativos e os testes para quem eventualmente se expôs a situações de risco”, disse. Diante do crescente número de novos casos de ISTs — especialmente na população jovem —, torna-se, cada vez mais, importante investir em campanhas de prevenção. Dados do Ministério da Saúde indicam que o público mais comumente afetado por essas doenças está concentrado entre os jovens – sobretudo os que não conviveram com a massiva propaganda de preservativos nos anos 90 e 2000.

 

No entanto, os mais recentes levantamentos desenvolvidos pela pasta federal revelam que o número de casos entre pessoas com maior idade também tem demonstrado um crescimento acentuado nos últimos anos. Apoiada pela Casa Legislativa, uma das atividades desenvolvidas em prol do compartilhamento destas informações é o Programa ‘Sergipe É Aqui’. Por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o acolhimento tem sido multiplicado em todos os 75 municípios sergipanos. “Esse trabalho tem sido desenvolvido com frequência, e não apenas no mês de dezembro. A legislação contribui bastante para que tenhamos mais visibilidade neste último mês do ano, mas posso garantir que nossas atividades acontecem com ampla rotina, inclusive em empresas e órgãos públicos, a exemplo da Alese”, completou Almir.

 

A Aids no Brasil

 

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Apesar da redução, cerca de 30 pessoas morreram vítimas do vírus por dia no ano de 2021. De acordo com o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em tratamento no país já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes.

 

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue venoso ou digital – ponta do dedo -, para realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV.  Com os testes rápidos é possível obter um resultado em cerca de 30 minutos. Saiba mais sobre testes rápidos clicando AQUI.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo