Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese
Na tarde desta segunda-feira (30), a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dórea (Elese) recebeu através do Grupo de Mútua e Alto ajuda do Amor Exigente, em Aracaju, com o apoio da Federação de Amor Exigente (FEAE), o I Fórum da Família e II Capacitação de Novos Voluntários de Amor Exigente, com o tema: A Importância da Rede de Apoio Familiar na Recuperação do Dependente Químico. O evento tem o apoio do mandato do deputado estadual Neto Batalha (PP).
O deputado estadual Neto Batalha afirmou que é preciso tirar os jovens das ruas e colocar nos campos do emprego e esporte. “É muito gratificante, fico feliz em participar deste primeiro Fórum de Família, Capacitação de Novos Voluntários de Amor Exigente. Sou voluntário de um programa através do Batalhão da Restauração, onde a gente cuida dos dependentes químicos. E como deputado mais jovem da Casa Legislativa, tenho um olhar diferenciado para esses jovens que muitas das vezes são esquecidos, e precisam de algumas oportunidades. Que a gente possa cada vez mais tirar os jovens das ruas, e colocar no campo do emprego, do esporte, sem precisar passar pelas drogas e o alcoolismo”, ressaltou o parlamentar.
O presidente da Federação de Amor Exigente, Fernando Cauduro ressaltou a importância da família obter informações do que é dependência química.
“A grande importância é que a família possa obter informações do que é dependência química, como lhe dar com ela, e como fazer adaptações e mudanças no comportamento familiar, no sentido desta família se tornar um fator de proteção contra recaídas e também contra a continuidade do abuso de substâncias em seu seio. O que a família precisa? ser apoiada, precisa saber que ela não é culpada por uma situação difícil que ela esteja vivendo. Mais que ela precisa fazer alguma coisa diferente. O Amor Exigente tem esse objetivo de apoiar, trazer informação e auxiliar as pessoas, fazer mudanças de comportamento através de pequenas metas semanais. Um Programa extraordinário que salva vidas”, destacou.
O Fundador do Batalhão da Restauração, Samuel Alves Barreto destacou que o Fórum cuida de outras famílias, indicando caminhos, para amenizar o sofrimento dos dependentes químicos. “Primeiro agradecer ao Poder Legislativo por ter cedido o espaço para a família sergipana, ao presidente Jeferson Andrade. Esse Fórum do Amor Exigente é para que essa família participe do evento, muitos se coloquem como voluntários deste Projeto, cuidando de outras famílias, indicando caminhos para que o sofrimento seja amenizado, e ela tenha um convívio com seu dependente químico. Onde esse dependente possa ser produtivo, e sair deste mundo perverso das drogas. É uma junção que a Federação Nacional vêm com respeito e com a parceria com o Batalhão da Restauração trazendo para a família sergipana esta oportunidade”, destacou.
A representante do Amor Exigente Aracaju, Rejane Melo afirmou que é importante divulgar o Programa Amor Exigente para toda a sociedade.
“O Amor Exigente é um programa que vem com a proposta de trabalhar com as famílias que sofrem com a problemática da droga. Através de grupos de Auto e Mutua Ajuda. Promovemos este evento como uma forma de divulgar o Programa, para que toda a sociedade pudesse conhecer e atrair novos voluntários”, disse.
A presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Sergipe (OAB/SE), Lilian Jordeline de Melo disse lidar com todas as temáticas que envolvem a sociedade. “A OAB compreende que essa é uma problemática de primeira ordem, dentro das preocupações que nós temos hoje sobre saúde. Enquanto Comissões de Direitos Humanos nós lidamos com todas as temáticas que envolvem a sociedade, aqueles direitos que são relativos a dignidade das pessoas. Por isso a presença da Ordem aqui hoje”, ressaltou.
O Fórum terá continuidade na manhã e tarde desta terça-feira (31), das 9h às 17 horas, no auditório Francisco Passos, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
Fotos: Jadilson Simões – Agência de Notícias Alese