Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese
Na manhã desta quarta-feira (11), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil), registrou o lançamento de aplicativo de combate a violência a mulher, o Me Deixe. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O parlamentar destacou também ao pagamento adicional, por exposição ao risco de morte, a periculosidade dos servidores da Polícia Civil, Militar e do Corpo dos Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, a partir da folha salarial de outubro.
“Quero registrar no dia de hoje, o lançamento do aplicativo Me Deixe, fruto da parceria entre a SSP, UFS e o IFS, para denuncia de casos de violência contra a mulher, no nosso Estado. O projeto terá início de forma piloto, no município de Nossa Senhora da Glória, mais a proposta é que seja ampliado para todo o Estado. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e transferência de tecnologia pela UFS ocorreu sem custo nenhum ao nosso Estado. Essa é mais uma forma de atuar no combate a violência contra a mulher em Sergipe, principalmente quando só este ano, já foram registradas 9.487 ocorrências de crimes ligados a Lei Maria da Penha”, ressaltou o parlamentar.
O deputado disse ainda: “Além disso, gostaria de destacar uma notícia que contou com a participação desta Casa, em sua efetividade. O governador Fábio Mitidieri confirmou o pagamento adicional, por exposição ao risco de morte, a periculosidade dos servidores da Polícia Civil, Militar e do Corpo dos Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, a partir da folha salarial de outubro. O texto aprovado nesta Casa, determina que o valor deve ser calculado por meio da incidência de um percentual de 5% sobre o valor de referência correspondente a cada classe das carreiras dos servidores civis e militares. É importante salientar que este foi um compromisso firmado com as categorias pelo governador Fábio Mitidieri, contemplando 6.693 profissionais e que ano a ano, a periculosidade será acrescentada, até atingir um valor que é de direito dos servidores da Segurança Pública de Sergipe. Sem dúvida alguma esta Casa teve uma participação importante, para que este grande avanço fosse alcançado”, finalizou Cavalcante.
Foto: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese