Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias
Durante pronunciamento na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), nesta quarta-feira (4), o deputado Manuel Marcos (PSD), destacou a realização de recente palestra no plenário de autoria da deputada Áurea Ribeira (Republicanos), o Movimento Outubro Rosa, com os médicos mastologistas, Maurício Resende e Carmem Luíza, além da psiquiatra Gabriela Nabuco. O parlamentar enfatizou a importância da realização dos exames de mamografia para mulheres a partir de 40 anos.
“Quero falar da felicidade daquele momento extraordinário que foi ontem com a palestra que tivemos ontem com renomados profissionais da saúde sobre o Outubro Rosa e a prevenção contra o câncer. Só em Sergipe tivemos novos casos de câncer de mama; um índice muito alto e nós sabemos que esse cuidado tem que partir da mulher, mas sobretudo da família para incentivar a realização de exames e o Poder Público te que fazer campanhas educativas estimulando as mulheres, quanto à importância dos exames preventivos”, destaca.
Manuel Marcos observou que as mulheres são mais afetadas pela doença, ao completarem 40 anos de idade. “Com isso, é preciso que o país, os estados e municípios ofereçam locais instrumentalizados para as mulheres tenham acesso aos exames. Muitas deixam de fazer os exames pelas dificuldades de oferta e isso é muito triste porque leva prejuízos grandes à saúde das mulheres, das famílias e do poder público já que o tratamento do câncer é caríssimo. É obrigação que a mulher ao completar 40 anos, faça uma mamografia anual e não é preciso encontrar uma anormalidade, um pequeno nódulo na mama para buscar ajuda de um especialista”, alerta.
Foto: Joel Luiz/Alese