logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Aspectos da Legislação, Patrimônio e Cultura são destaques de capacitação na Alese

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na tarde desta sexta-feira (29), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Conselho Estadual de Cultura, deu continuidade ao ciclo de palestras norteado pelo tema central: ‘A Cultura e suas Implicações nos Processos Legislativos e suas Operacionalizações’. 

O professor Roberto Fernandes Júnior discutiu sobre Cultura, Patrimônio e Legislação Nacional. “O objetivo do tema desta conferência é dar o ponta pé inicial nas atividades com um olhar mais específico para nossa legislação brasileira, referente às perspectivas de patrimônio e cultura. Isso dando abertura e possibilidade para que na próxima conferência a gente possa adentrar a realidade de nosso Estado. Visto que a legislação nacional acaba sendo a base para a construção de políticas públicas e novas legislações no âmbito dos Estados e dos Municípios”, afirmou o palestrante.

A oficina conduzida pelo palestrante, Roberto Fernandes, contou com a mediação da professora Sueli Maria Pereira.

“Essa temática de patrimônio e legislação é um tema recorrente e necessário apresentado hoje pelo professor Roberto Fernandes, ou seja,  na perspectiva de esclarecimento e trazendo o que tem de mais novo a respeito do tema”, disse a mediadora.

 

Durante o respectivo discurso, o professor Fernando José Aguiar enfatizou os Aspectos da Legislação do Patrimônio Imaterial em Sergipe.

“Essa capacitação é fruto de uma articulação das ações previstas pelo Conselho Estadual de Cultura, em parceria com a Extensão da Universidade Federal de Sergipe e a Assembleia Legislativa. A finalidade é justamente promover um debate, uma atualização do ponto de vista conceitual de tratar com cultura, como patrimonialização e com legislação. Onde na verdade se busca entender as lógicas de operacionalização dos processos de legislação, referente a ideia de patrimônio. Operacionalizar efetivamente a legislação patrimonial é um ganho para o Estado de Sergipe, por conta da cultura deixar de ser um lugar de privilégio, e passa a se constituir no modelo racional de gestão que beneficia as relações intersetoriais, a exemplo do turismo, economia, planejamento e educação nos vários segmentos que constituem as instâncias operacionais do Governo do Estado. Gerando efetivamente o que nós chamamos de oxigenação da cadeia produtiva”, salientou o palestrante.

A estudante de Museologia da UFS, Maria Luiza Alves, afirmou ser importante adquirir conhecimento.

“Participar desta capacitação na Assembleia Legislativa foi muito bom.  Percebo que não há muita informação ofertada neste sentido e aprender sobre patrimônio e a nossa legislação é enriquecedor”, concluiu.

 

 

 

Fotos: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo