logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Sessão Especial discutirá desafios da comunidade surda sergipana

Por Assessoria Parlamentar

De autoria da deputada estadual Linda Brasil (Psol), será realizada, nesta terça-feira, 26, a partir das 16h, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma sessão especial em alusão ao Dia Nacional de Luta da Comunidade Surda. O encontro reunirá representantes de instituições, estudantes e ativistas de movimentos sociais com a perspectiva de fomentar o debate sobre os avanços e retrocessos relacionados à garantia dos direitos das sergipanas e sergipanos surdos do estado. 
 
No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é considerada uma conquista histórica. Apesar de sua criação, bem como de outras leis mais específicas voltadas à pauta, a exemplo da Lei nº10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma das línguas oficiais do país, os obstáculos ainda persistem e serão abordados na sessão. 
 
Para a deputada Linda Brasil, o momento foi pensado com a perspectiva de fomentar o debate, desconstruir estereótipos e incentivar a inclusão da comunidade surda.
 
“Será um momento muito importante onde a própria comunidade surda tratará sobre esses desafios. As sessões especiais têm essa finalidade de proporcionar que membras e membros da sociedade venham até a Casa do Povo, ocupando um espaço de protagonismo no momento das discussões. As pessoas surdas, assim como várias outras pessoas com deficiência, muitas vezes, ainda não é respeitada, não é incluída nos diversos setores da sociedade e sofrem com os estigmas, preconceitos e discriminação. Nesse espaço, queremos que essas cidadãs e cidadãos falem sobre isso e cobrem os seus direitos. Eu cito um exemplo que é a lei estadual n° 7.317, de 2011, que garante o uso das Libras em território sergipano. Quando vamos analisar, na prática, não temos tantos avanços. Um exemplo disso é a quantidade mínima de profissionais atuando dentro dos órgãos do Governo. Profissionais que, recentemente, estavam com seus salários atrasados. Uma verdadeira demonstração de falta de compromisso com a própria lei”, lamentou Linda. 
 
A mesa do encontro será composta Juliane Barbosa, assistente social do Ipaese; Gyslaine Damares Feitosa Costa, professora de Libras do Ipaese; Alzenira Aquino, professora de Libras da Universidade Federal de Sergipe; Matheus Silva, tradutor e intérprete de Libras e Português; Rafael Lima Leite, estudante em Letras Libras; e Rubivania Andrade de Carvalho, empresária e graduada em Letras Libras.
 
Foto: Jadilson Simões/Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo