Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese
Nesta terça-feira (19), o Estado de Sergipe comemora o Dia Estadual da Mobilização Social pela Educação; por meio da Lei nº 7.708 de 2013, esta data passou a integrar o Calendário Oficial, também como forma de homenagear o educador Paulo Freire, um dos mais notórios pensadores da educação no Brasil. O objetivo do evento é mobilizar famílias e setores da sociedade civil para melhoria da qualidade da educação.
De acordo com as diretrizes da Lei Estadual Lei nº 7.708, durante o período de uma semana os gestores públicos, os movimentos sociais, sindicatos, associações, organizações, organizações não governamentais (ONG) e sociedade civil organizada, devem, por meio das instâncias competentes, promover atividades com o fim de atender os objetivos da Semana de Mobilização Social pela Educação.
Entre os objetivos desta Lei, vale o destaque para a importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes. A ideia desse ponto estratégico – que faz ligação com o Plano Nacional de Educação (PNE) –, é fazer com que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, ampliando assim o controle social sobre o cumprimento das políticas públicas educacionais.
Por intermédio da Lei Estadual, para realizações dos trabalhos, são indicados a promoção de ciclo de palestras, criação de eventos voltados à divulgação e concretização dos objetivos da mobilização pela educação, criação de panfletos, além da divulgação da Semana de Mobilização Social pela Educação nos meios de comunicação.
Homenagem
No ano de 2021, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Instituiu o ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’, em homenagem ao Centenário do Educador Paulo Freire, através a sanção da Lei Estadual 8.779/2020. Foram realizadas várias conferências, produzidos vídeos, exibidos documentários e debates sobre a vida e a obra de Paulo Freire.
Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais e é conhecido principalmente pelas suas pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, sobretudo no campo da alfabetização de adultos.
Além de ser Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire passou a ser Patrono da Educação Sergipana, por meio da Lei 7.382/2012. A lei foi sancionada em janeiro de 2012 e prevê que todo o mês de setembro, na semana na qual o dia 19 estiver inserido – o educador nasceu neste dia – poderão ser desenvolvidas atividades pedagógicas, seminários exposições sobre as obras e a história do educador, por se tratar do dia do seu nascimento. Ele nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na cidade de Recife, Estado de Pernambuco.
Foto: Universia Brasil