Engenheiro Manoel Moacir Costa é o mais novo cidadão sergipano

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O engenheiro agrônomo, advogado e doutor em Sociologia Manoel Moacir Costa Macêdo recebeu durante Sessão Especial na tarde desta segunda-feira (7), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), o Título de Cidadão Sergipano. A autoria da homenagem é do deputado Luciano Pimentel (PP).

Deputado Luciano Pimentel, autor da propositura

Segundo o parlamentar, o homenageado tem muitos serviços prestados ao estado de Sergipe.

“Ele foi dirigente da Embrapa no estado com uma passagem muito exitosa, atuando com maestria e dedicação; um homem que produz muito conhecimento e tem uma contribuição grande para o estado e para a própria Fapitec. Estamos muito felizes em ter hoje a entrega do Título de Cidadão Sergipano ao Dr. Manoel Moacir, que tem a sua contribuição e a sua marca no estado de Sergipe; reside aqui e gosta muito; então é mais do que justo que essa Casa faça essa homenagem por tudo que ele representa para o povo sergipano”, observa Luciano Pimentel.

Para Manoel Moacir, o momento é de gratidão à Assembleia Legislativa, em especial ao deputado Luciano Pimentel, pela reconhecimento do seu trabalho.

Manoel Moacir durante agradecimentos

“É um prazer enorme receber esse Título de Cidadão Sergipano; eu fui parido de um útero sergipano, pois minha mãe é de Itabaianinha com raízes em Tomar do Geru. Nasci na divida entre Rio Real e Cristinápolis e sempre me senti sergipano. Não tive talvez a felicidade de nascer aqui, mas a felicidade de escolher viver aqui. Na verdade estou muito feliz e agradecido à Casa do povo sergipano em me conceder essa homenagem”, ressalta Manoel Moacir.

No discurso, o novo cidadão sergipano destacou que a cerimônia admite apenas agradecimentos e louvores. “Agradecer como demonstração de gratidão, espontaneidade e graças. Agradeço ao deputado estadual Luciano Pimentel pela propositura aprovada por unanimidade dos seus pares. Essa cerimônia acontece em uma data simbólica, aniversário do talentoso e genial Caetano Veloso, influenciador de gerações. A sua obra ultrapassa a música, a poesia e o tropicalismo, para abraçar a arte em sua essência”, afirma partilhando a homenagem com a esposa Rita de Cássia e a filha Larissa Cristina; com a mãe Maria Costa, o pai Marivaldo Alves, irmãos, irmãs, cunhadas, cunhados, sobrinhas, sobrinhos, primas, primos, colegas, amigas e amigos.

Composição da mesa

“Sem vocês a minha vida seria incompleta e essa cerimônia seria menor. Para chegar nesse dia e merecer essa distinção, testemunhei na própria carne, dores, provas e expiações. Sou oriundo dessa abismal desigualdade social”, ressalta acrescentando que o futuro do estado de Sergipe e de sua gente, ultrapassa as fronteiras dos rios São Francisco e Real, para um horizonte onde estejam as oportunidades.

Mesa

A mesa foi composta pelo deputado Garibalde Mendonça (PDT), vice-presidente da Alese, o deputado Luciano Pimentel, o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos (representando o governador Fábio Mitidieri), o procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Manoel Cabral Machado Neto, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana, o chefe-geral da Embrapa, Marcus Aurélio Soares Cruz e o prefeito de Tomar do Geru, Pedro Balbino.

Familiares e amigos prestigiaram a homenagem no plenário e nas galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe, a exemplo dos ex-deputados Mendonça Prado, Jorge Araújo, a diretora da Escola do Legislativo (ELESE), Telma Pimentel, além de servidores da Embrapa, da Emdagro e membros da Maçonaria Cotinguiba.

Homenageado

Manoel Moacir nasceu na cidade baiana de Rio Real (BA). É filho da sergipana de Itabaianinha, Maria Costa de Macêdo e do baiano de Ipapicuru, Marivaldo Alves de Macêdo.

Familiares e amigos lotaram o plenário e as galerias

Manoel Moacir Macêdo é Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1976, concluindo entre os primeiros colocados; bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador em 1990; mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal em Viçosa em 1984, premiado pelo desempenho acadêmico no curso; Tem Phd pela Sussex University, Inglaterra em 1998.

Recebeu da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), premiação de comenda Engenheiro Agrônomo do ano de 2016, pelos feitos, realizações e ter apresentado uma vida profissional de valorização da categoria. É de sua iniciativa a elaboração de um projeto de ressocialização de apenados no ambiente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ajudou na consolidação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e foi conselheiro do Sergipe Parque Tecnológico e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC).

Elaborou o zoneamento das catadoras de mangaba nos tabuleiros costeiros de Aracaju e firmou convênio de concessão de uso e incorporação ao Parque Sementeira, de uma área aproximada de três hectares da sede da Embrapa, com a Prefeitura de Aracaju.

Publicou 16 livros sobre temas diversos, desde engenharia agrônoma até obra que conta com relatos da sua cidade natal. Atualmente faz trabalho voluntário e é articulista no Jornal do Dia, Rádio e Portal FM 93.1, em Itabaiana e na Rádio Real FM na Bahia.

Atualmente faz palestras e trabalhos voluntários em organizações sociais e religiosas.

Fotos: Jadilson Simões/Alese