Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
Aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), durante o 1º semestre de 2023, o Projeto de Lei nº 277, de autoria do deputado Paulo Júnior (PV),que declara a ‘Procissão de Corpus Christi’, tradicionalmente realizada no município de São Cristóvão, em Bem de Interesse Cultural.
A Procissão de Corpus Christi reúne anualmente milhares de pessoas nas ruas da quarta cidade mais antiga do país. A tradição secular já faz parte do calendário turístico-cultural da chamada Cidade Mãe de Sergipe. É realizada 60 dias após o período da Páscoa, celebrando o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
“É um orgulho ser o autor do Projeto de Lei que transforma a procissão de Corpus Christi em Bem de Interesse Cultural, resgatando a nossa identidade como município histórico”, disse o deputado quando da aprovação da propositura.
No período da procissão, é mantida a tradição secular da confecção dos tapetes de Corpus Christi. Confeccionados com madeira inutilizável, sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez, os tapetes que cobrem nove ruas do Centro Histórico, dando passagem ao Santíssimo, reverenciado pelos fiéis durante a procissão.
Foto Capa: Governo de Sergipe