logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Educação está entre os projetos mais votados na Casa no 1º semestre

Foto da fachada da Alese

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O Poder Legislativo tem contribuído cada vez mais para que a Educação em Sergipe seja fortalecida. Nesse semestre da 20ª Legislatura, diversos Projetos de Leis foram aprovados, em Plenário e nas Comissões, e que são de autoria parlamentar e  do Poder Executivo. Sancionadas, as leis têm o objetivo de aumentar o acesso à educação no Estado e garantir que toda pessoa tenha direito a um ensino de qualidade.

A exemplo de leis propostas pelo Poder Legislativo, o Projeto de Lei de nº 160/2023, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil),que  institui em Sergipe a ‘Política Estadual de Prevenção ao Abandono e a Evasão Escolar’.

O objetivo é identificar quais as condições que levam os alunos à perda do vínculo com a escola e, direcionar a atuação dos estabelecimentos de ensino para minimizar o problema, levando em consideração as necessidades do aluno em função de sua realidade social e familiar, como estratégia prioritária de proteção ao direito à educação, assegurando a equidade da oferta do ensino. 

Também foi aprovado o PL nº 98/2023, de autoria da deputada Lidiane Lucena (Republicanos), que dispõe sobre a instituição do Selo Escola Amiga do Autista, no âmbito do estado de Sergipe. O objetivo é conferir o selo em favor das instituições de ensino que comprovarem a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente aos alunos, promovendo a inserção junto à comunidade escolar; dando suporte e apoio em sua aprendizagem educacional, a partir de palestras, capacitações, seminários e adaptações necessárias ao aluno autista.

Presidente da Alese, Jeferson Andrade

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, ressaltou que o Poder Legislativo vem tratando a Educação como política pública fundamental, sendo tema de debates tanto nas reuniões das Comissões Temáticas, quanto no Plenário; além de destaque  nas indicações técnicas, audiências públicas, na análise e aprovação de projetos.

“Todos os deputados estaduais têm plena consciência de que a educação é o principal fator de evolução da sociedade e também é uma ferramenta indispensável para a promoção do nosso desenvolvimento econômico-social. Por isso, todas as iniciativas da própria Assembleia e todos os Projetos de Lei do Governo foram discutidos em profundidade e aprovados pela unanimidade  dos parlamentares”, destacou o presidente.

Jeferson Andrade entende que a ampliação da rede pública, qualificação pedagógica do ensino e a valorização dos professores são metas prioritárias e que, de certa forma, já estão sendo  alcançadas pelas políticas públicas desenvolvidas  pelo governador Fábio Mitidieri, inclusive com o apoio de importantes projetos do governo federal.

“O bom entrosamento do governador Fábio com o presidente Lula (demonstrado na visita do ministro da Educação, Camilo Santana, na última sexta-feira, 21), tem gerado ações conjuntas muito positivas dos dois governos na área educacional, com repercussões promissoras para o desenvolvimento de Sergipe”, entende.

 Atuação direta do Poder Executivo

Entre os projetos de autoria do Poder Executivo voltados para a melhoria da Educação, foram aprovados pelos deputados os PLs nº 111/2023, nº 137/2023 e nº 138/2023  – com a finalidade de melhorar a qualidade da educação pública, incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho e auxiliar mães em situação de vulnerabilidade social. 

O PL nº 111/2023, aprovado por unanimidade, institui o Programa Acolher, estabelece as diretrizes para a atuação dos profissionais das áreas de Psicologia e de Serviço Social nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, a fim de atender às necessidades e prioridades definidas pela política educacional do Estado de Sergipe. O objetivo é promover ações psicossociais nas escolas, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes. 

O PL nº 137/2023, aprovado por maioria, visa instituir um Programa de Educação Profissional e Tecnológica de Sergipe (ProTec/SE). O objetivo é ampliar e democratizar o ingresso dos jovens e adultos da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe em uma educação técnica de qualidade, por meio de vagas de educação profissional e tecnológica, e do consequente incentivo à sua inserção no mercado de trabalho. 

O PL nº 138/2023, aprovado por unanimidade, autoriza a instituição do Programa Cartão Mais Inclusão – CMAIS Mães Solo, que tem a finalidade de prestar assistência social e econômica às mulheres em situação de vulnerabilidade social que criam seus filhos sozinhas, sem o apoio ou presença de um cônjuge ou companheiro, desde que inscritas no Cadastro Único​ (CadÚnico​) e integrem o CMais Inclusão – Sergipe pela Infância – SPI. As beneficiárias receberão anualmente R$ 2,4 mil, pagos em quatro parcelas mensais de 600 reais. 

 

 

Foto: Jadilson Simões/Alese

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo