Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese
Na tarde desta terça-feira (18), a Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese), recebeu o lançamento do livro: “Malinos, Zuadentos, Andejos e Sibites: o Aribé nos anos 70 e 80, da escritora Teresa Cristina. Publicada pela Editora Códice, a obra é baseada em pesquisas, entrevistas e memórias do icônico bairro da capital sergipana. Na oportunidade, estavam presentes estudantes, professores, a escritora Vera Vilar e outros convidados.
A autora apresenta quatorze trajetórias de vida de artistas sergipanos e sete personagens conhecidos que moraram ou nasceram no Aribé. O enredo conta ainda com a história dos blocos de carnaval, dos bares, das festas, dos hi-fis nas garagens, dos cinemas, das brincadeiras, dos namoros e points dos anos 70 e 80.
Os recortes apresentados pela a autora fazem o leitor se transportar para a Aracaju com cara de interior que buscava ares de cidade grande. Memórias que certamente estão nas mentes dos frequentadores e moradores da região.
“Estou contente com este convite da Assembleia Legislativa de Sergipe, espero dar o meu recado com alegria e muita informação sobre o meu querido Aribé. Fui nascida e criada, só saí em 2003, e vim morar na Atalaia. Muitos dos personagens do livro, conheci ou conheço. O livro é composto por 13 histórias de vida e de carreira, de treze artistas, entre música, teatro. Também trago a trajetória de sete personagens comuns do bairro, desde um dos desbravadores, que é Mariano Salmeron, até chegar no famoso Murilão. Essa é a contribuição que dou ao meu bairro, agora meu último trabalho foi para quitar essa dívida tanto comigo mesma, como com o meu bairro”, afirmou Teresa Cristina.
Para a diretora da Escola do Legislativo, Telma Rios Pimentel, a Elese está iniciando a temporada deste ano, com o livro da escritora Teresa Cristina. “A ideia do projeto Encontro com o Autor Sergipano é divulgar os autores sergipanos. Vai ser uma troca rica de conhecimento para ambos os lados, do criador e de seus leitores. É um projeto aberto ao público, e escritores que queiram mostrar os seus trabalhos. Pretendemos realizar dois encontros por mês”, disse.
Sobre a Autora
Teresa Cristina foi professora da rede municipal de Aracaju de 1977 a 2011, neste período, ela se aposentou. Na rede estadual de Sergipe, ela lecionou de 1981 a 2013, onde também se aposentou. Foi também professora universitária.
Fez Pedagogia pela UFS, também é doutora em educação pela PUC do Rio Grande do Sul, desde 2016, com a tese “Reordenamento de Rede Escolar no Brasil e em Portugal”.
Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação de 1993 a 1999 e de 2008 a 2015, coordenou o Patrimônio Cultural e em seguida, vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), de 2001 a 2003.
Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, sócia desde o ano de 2003.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese