Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
O deputado Paulo Jr (PV), fez um pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa de Sergipe, para fazer um alerta sobre o aumento do número de crianças com sintomas de síndromes gripais, alegando problemas respiratórios e cobrou à Secretaria de Estado da Saúde, a ampliação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“O Governo entregou há algumas semanas a ala pediátrica de alta complexidade no Hospital de Urgência João Alves Filho e gostaríamos de saber quantos leitos foram disponibilizados para a população sergipana e se houve a ampliação, que é o mais importante, além da recuperação da infraestrutura da ala. Existe uma necessidade urgente da ampliação de leitos de UTI Pediátriac, porque os municípios sergipanos não detém recursos financeiros para a implementação nas suas cidades, por isso estamos cobrando informações da Secretaria de Saúde”, ressalta informando que os casos aumentaram mais de 130%.
Em aparte, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) disse: “Se o Governo não se preparar, vamos ter muitos pais e muitas mães, aflitos. Parabenizo seu pronunciamento em fazer um alerta enquanto deputado e informo que está havendo falta de medicamentos no CASE, há mais de 30 dias”.
O deputado Marcos Oliveira (PL), destacou ser preciso sair do mundo virtual, para o mundo real. “Em 100 dias do Governo, uma visita ao Hospital João Alves Filho, ainda não foi feita. A gente tem recebido várias reclamações da falta de medicamentos para câncer. A gente precisa ir para a realidade. Falar com as grandezas, mas também do mundo real, pois nada de novo está acontecendo e estamos aqui falando pra ajudar o estado de Sergipe e não pra criminalizar”, diz.
Elevadores
Paulo Jr também falou sobre os elevadores do Hospital de Urgência de Sergipe.
“Nós recebemos informações do Sindicato dos Funcionários do Huse, que os elevadores estão quebrados há mais de um mês. Nós estamos apelando à Secretaria de Estado da Saúde para que sejam feito o mais rápido possível, os serviços de recuperação, visto que os servidores estão transportando mais de 120 quilos de alimentação por rampa ou através de escadarias, podendo prejudicar a alimentação, por causa das condições insalubres. É algo desumano. Também queremos saber como está sendo feito o transporte de pacientes, de uma ala para outra, se pela área externa ou através de rampas. Precsiamos ter mais cuidado com o povo sergipano e mais atenção e delicadeza com a saúde pública do nosso estado”, entende.
A deputada Lidiane Lucena (Republicanos), fez um aparte ressaltando que a importância dos cuidados com as crianças. “Precisamos adotar medidas a exemplo de lavara s mãos das nossas crianças; se tiverem doentes, não levá-las pra escola porque realmente é um vírus sazonal”, observa.
Foto: Jadilson Simões
Foto: Jadilson Simões