Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe decretou na tarde desta quarta-feira (5), luto oficial de três dias em virtude da morte do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis, aos 74, após ter sido hospitalizado com problemas pulmonares.
O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), lamentou juntamente com os demais 23 parlamentares estaduais, a passagem do conselheiro decano do TCE, e pai do procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior. Em meio às condolências, o presidente da Casa Legislativa desejou forças aos familiares e amigos neste momento de dor.
“O falecimento de Carlos Pinna entristece Sergipe. Ele deixa um legado de honradez, ética e profundo conhecimento de administração pública. Na presidência do TCE, fez um trabalho marcado pela eficiência e produtividade processual. Além de tudo, era um intelectual respeitado, autor de artigos, pesquisas e livros. Vai fazer muita falta”, destaca Jeferson Andrade.
O velório será no Auditório Lourival Baptista (sede do TCE/SE), a partir da meia-noite. Na quinta-feira (6), haverá missa de corpo presente às 9h (também no Tribunal de Contas) e o sepultamento está marcado para às 11h no Cemitério Colina da Saudade.
História
Desde 1986, Carlos Pinna assumia a função de conselheiro do TCE/SE, tendo passado pelas atribuições de vice-presidente e corregedor-geral, além de presidente, entre os anos de 2014 e 2015. No biênio 2018/2019 chegou a ocupar o cargo de ouvidor-geral da Corte de Contas, assim como fez no biênio anterior. Já foi secretário de Estado e procurador-Geral do Estado.
Sergipano nascido na cidade de Aracaju, Carlos Pinna de Assis era bacaharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia; foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil; Procurador-Geral do Estado de Sergipe, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Sergipe (interino); Secretário de Estado da Habitação e Previdência Social de Sergipe; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; Presidente da Associação de Controle Público do Mercosul – ASUL; Presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON; agraciado com seis Títulos de Cidadania Honorária de Estado e Municípios e 17 Comendas.
Era ocupante da Cadeira nº 13, da Academia Sergipana de Letras (ASL) e membro da Academia Sergipana de Educação.
TV Alese
Em homenagem à memória do ex-conselheiro do TCE/SE, Carlos Pinna, a TV Alese irá exibe a partir das 18h de hoje, o episódio do programa Memórias do Poder dedicado à sua trajetória.
Com reprise, amanhã às 10h e às 20h30. Canal 5.2
Foto: Joel Luiz | Alese