logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Aracaju completa 168 anos e deputados destacam o progresso da cidade

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A capital sergipana nasceu há 168 anos, ainda muito acanhada na colina do Santo Antônio. E é justamente do alto, que sergipanos e turistas podem observar o quanto a cidade se desenvolveu ao longo do tempo, confirmando ser uma das mais bonitas, planejadas e tranquilas do país.  Na Assembleia Legislativa de Sergipe, localizada à Praça Fausto Cardoso, o sentimento dos parlamentares é de reconhecimento, gratidão e desejo de novos projetos voltados para a qualidade de vida da população. O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), entende que desde o início, em 17 de março de 1855, Aracaju já tinha como destino, o progresso.

Presidente Jeferson Andrade

“Hoje Aracaju se destaca como a capital com menos desigualdades do país e isso tem impacto positivo na qualidade de vida dos aracajuanos. A capital dos sergipanos chama a atenção pelo seu litoral, pela culinária, pelo talento dos seus filhos nas artes e nas letras e pela hospitalidade do seu povo. A cidade desenvolve nesse momento importantes projetos com planejamento, conteúdo e seriedade, notadamente no campo da mobilidade urbana, do turismo e da geração de emprego. Com o apoio do governador Fábio Mitidieri, novas ideias e novos projetos vão melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa gente”, destaca.

O presidente Jeferson Andrade entende que nem tudo está feito e que há muito o que fazer. “Mas a nossa capital vai continuar crescendo e seguindo firme nessa sua marcha rumo ao futuro com mais desenvolvimento econômico e justiça social. Viva Aracaju!”, ressalta.

Vice-presidente Garibalde Mendonça

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado  Garibalde Mendonça (PDT), disse conhecer todos os bairros da cidade. “Aracaju é uma cidade que eu tenho um carinho muito grande, que me deu régua e compasso por traçar os destinos da minha vida não só pessoal, mas política. Já fui candidato a prefeito dessa cidade que sempre me dá uma votação excelente. Fui presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e tive a oportunidade de conhecer todos os bairros e os problemas. Uma cidade de um povo ordeiro e trabalhador. Parabéns a todos que fazem a nossa capital”, reitera.

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) registrou o aniversário de Aracaju, comemorado nesta sexta-feira (17). “São 168 anos de história, uma capital que realmente sabe acolher o povo sergipano, o povo brasileiro, com as suas belezas e  carinho da população que aqui reside. Quero deixar as minhas felicitações”, diz.

Deputado Georgeo Passos

Ao parabenizar a capital sergipana pelos 168 anos de fundação, a deputada Linda Brasil (PSOL), contou que nasceu no povoado Canabrava, localizado no município de Santa Rosa de Lima, mas desde muito novinha se mudou para Aracaju.

“Com 11 anos eu vim estudar aqui e me apaixonei por essa cidade em que morei quase minha vida toda. Cinco anos eu morei na Itália, mas sempre tive uma ligação muito profunda com Aracaju, que cada vez mais está me dando muitas alegrias, por ter sido a primeira vereadora trans eleita aqui, sendo a mais bem votada em 2020. E agora depois dois anos de atuação, com uma concepção de mandata popular, coletiva, participativa, tive a grata surpresa de ter sido eleita deputada com 18 mil e 700 votos das aracajuanas e aracajuanos; e em todo o estado, foram 28 mil 704 votos. Minha gratidão a essa cidade maravilhosa e toda a população de Aracaju”, observa.

Deputada Linda Brasil

Segundo o deputado Marcos Oliveira (PL), a população está de parabéns. “Não podemos deixar de parabenizar a todos os aracajuanos acolhedores, trabalhadores, estudiosos, guerreiros e agradecer a recepção que temos desse povo, o calor das ruas e o que a gente passa todos os dias aqui na cidade. A gratidão do mundo todo não é suficiente para que a gente possa demonstrar o amor que a gente tem por Aracaju, com seus bairros, suas personalidades diferentes e a sua forma de fazer política. Que sejamos a capital exemplo para o nosso país, que os problemas basilares sejam resolvidos e que seja uma cidade acolhedora com potencial turístico, para o desenvolvimento econômico e industrial”, afirma. 

O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil), disse que Aracaju faz parte da sua vida. “Eu agradeço primeiramente a Deus e ao povo de Aracaju por ter me reconhecido e me dado uma grande votação nas últimas eleições. A capital sergipana está de parabéns nesses 168 anos de desenvolvimento”, enfatiza.

Cajueiro dos Papagaios

Deputado Marcos Oliveira

Foi no dia 17 de março de 1855, após decisão  em uma assembleia que o presidente da província, Inácio Joaquim Barbosa elevou o Povoado Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade, transferindo a capital de Sergipe, do município de São Cristóvão, principalmente com olhares dos senhores de engenho voltados para o crescimento das atividades econômicas por meio da construção de um porto. Isso porque o açúcar, considerado o produto básico da província, era transportado por navios que chegavam com mercadorias.

O nome da cidade (de origem tupi), significa Cajueiro dos Papagaios. Ará (papagaio) e acayú (fruto do cajueiro). Foi uma das primeiras capitais planejadas do país, num traçado que lembrava um tabuleiro de xadrez, com as ruas  em linhas retas  e os quarteirões simétricos, a exceção da Rua da Frente (hoje Avenida Ivo do Prado), que possui uma curva. O projeto foi elaborado pelo engenheiro José Basílio Pirro e a cidade começou a crescer na Praça Fausto Cardoso, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a execução de projetos de infraestrutura. Atualmente está subdividida em 42 bairros sob a administração do prefeito Edvaldo Nogueira.

A cidade litorânea é cortada por rios importantes como o Sergipe e o Poxim. Tem uma população de 664.908 (dados de 2020) e uma área territorial de 181,9 km². Conhecida como a “cidade da qualidade de vida”, possui um dos menores custos do país.

Deputado Luizão Donatrampi

Na região Central, três grandes mercados (Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco) chamam a atenção pela arquitetura, artesanato e culinária. Os três foram construídos em harmonia com o estilo arquitetônico da capital sergipana.

Quatro parques preservam o meio ambiente e atraem muitas pessoas para a prática de atividades físicas, piqueniques e outros tipos de lazer para crianças, jovens e adultos: Parque da Cidade, Parque da Sementeira, Parque dos Cajueiros e Parque Poxim.

Na Orla de Atalaia, Coroa do Meio e Orlinha Pôr do Sol, sergipanos e turistas contam com uma das melhores culinárias da região Nordeste nos diversos bares e restaurantes, cujo prato mais procurado é o caranguejo.

Fotos: Joel Luiz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo