Por Paulo Santos/ Agência de Notícias Alese
O ‘Fevereiro Roxo’ é o mês de conscientização de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus. Essas doenças apresentam diferenças, mais tem algo em comum: são incuráveis. Realizar o diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da campanha, que ajuda no controle dos sintomas e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou em 2021 o Projeto de Lei (PL) de autoria da ex-deputada estadual Kitty Lima (CIDADANIA), direcionado para os pacientes com fibromialgia do estado de Sergipe. A Lei n° 8.625/2019 instituiu a ‘Semana Estadual de Conscientização da Fibromialgia’, que traz benefícios para as pessoas com essa síndrome e faz a comunicação com as secretarias de saúde dos municípios do Estado sobre a aplicação da lei.
Também, a Lei de nº 8.750/2020 de autoria do ex-deputado estadual Capitão Samuel (PSC), sancionada pelo Governo do Estado, que trata sobre a necessidade da Inclusão do Símbolo Mundial da Fibromialgia nas placas ou avisos de atendimento prioritário.
Alzheimer
O sintoma que mais caracteriza o Alzheimer é a demência – distúrbio cerebral que leva à perda de qualidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Por volta de 6% cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
Fibromialgia e Lúpus
As mulheres com idade entre 20 e 45 são mais acometidas pelo Lúpus. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil existem mais de 65 mil pessoas com a doença. Em relação a Fibromialgia, o estudo “A prevalência da fibromialgia no Brasil” mostra que existem quatro milhões de pacientes no país, sendo entre eles de 75% a 90% das mulheres.
Diretoria de Atenção à Saúde
A Alese através da Diretoria de Atenção à Saúde oferece assistência médica aos pacientes nas mais diversas especialidades, sendo a reumatologia uma delas.
Foto: Cemec