Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese
Hoje, 20 de outubro, é comemorado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. A data é dedicada à conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e ao tratamento desta doença crônica que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. Além disso, a osteoporose pode desencadear dores e dificuldade de locomoção comprometendo a independência da pessoa e com isso, afetando na qualidade de vida.
A principal causa é a ausência ou déficit de vitamina D nos ossos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% das pessoas acima dos 65 anos apresentam níveis de vitamina D no organismo abaixo do normal.
Outra perspectiva são os dados da Federação Internacional de Osteoporose (IOF – International Osteoporosis Foundation), ao apontar que aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm essa doença nos ossos. Ainda segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o número de casos de osteoporose é maior em mulheres durante a pós-menopausa, sendo em média um caso para cada três mulheres.
Sergipe
Por meio da Lei N° 8.128/2016 a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou e a administração estadual sancionou a propositura que instituiu o mês “DEZEMBRO BRANCO”, no Estado de Sergipe, dedicado às ações de prevenção à Osteoporose, e dá providências correlatas.
(Com informações do Calendarr Brasil e Biblioteca Virtual em Saúde)
Foto: Divulgação