logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Delegado Mário Leony é o novo Cidadão Sergipano

30/5/2021

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

O delegado de Polícia Civil, Mário de Carvalho Leony recebeu durante Sessão Especial na tarde desta segunda-feira, 30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, o Título de Cidadania Sergipana. A homenagem é de autoria dos deputados Zezinho Sobral (PDT), Goretti Reis (PSD) e Gilmar Carvalho (PL) em reconhecimento por todos os esforços e ações para que Sergipe seja sempre um estado seguro, humano e fraterno.

Mário Leony, agradece aos deputados, aos familiares e amigos

Natural de Salvador (BA), no dia 21 de setembro de 2001, Mário Leony foi efetivado no cargo de Delegado de Polícia Civil de Sergipe, após aprovação em concurso público. Desde então, atuou nos municípios de Japaratuba, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Salgado, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Em Aracaju, foi delegado plantonista e metropolitano nos bairros Bugio, Santa Maria e centro comercial de Aracaju, precisamente na 5ª, 7ª, 2ª e 9ª Delegacias Metropolitanas. Teve passagem como assessor na Corregedoria-Geral da Polícia Civil, onde presidiu Comissões de Disciplina. Atualmente, titulariza a 3ª Divisão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PSD), parabenizou o homenageado. “Parabenizo o Dr. Mário Carvalho Leony, pois hoje ele passa a ser um sergipano de fato e de direito através da propositura aprovada por unanimidade nesta Casam pois já era sergipano de coração. Nós agradecemos pela postura que o homenageado faz polícia no estado de Sergipe com honestidade e capacidade, além de levar a vida particular de forma autêntica. Estamos muito felizes e agradecidos por tudo que o delegado Mário Leony tem feito por nós sergipanos. Que Deus lhe ilumine”, afirma o deputado Luciano bispo. 

Zezinho Sobral fala sobre a trajetória do homenageado

De acordo com o autor da propositura, deputado Zezinho Sobral, a homenagem é importante num momento em que existe intolerância.

“E que as propostas de radicalismo estão aflorando na sociedade e sendo estimuladas até mesmo no ambiente político. Então eu acho que a propositura é válida, alguns colegas assinaram comigo, a Casa aprovou por unanimidade esse reconhecimento a Mário Leony. Esse é um momento necessário para que a gente possa observar o que propõe a sua luta, a sua história construída à base de muito estudo, qualificação técnica e dedicação à defesa daqueles que precisam de uma maior defesa; da manutenção da liberdade de cada um. da opção da identidade da pessoa humana; cada um ser identificado como é e assim ser respeitado, amado e ter direito às oportunidades. Mário Leony é um exemplo disso e eu me sinto muito feliz e grato em estar aqui homenageando a ele e em nome dele, a todos aqueles que precisam se identificar e serem reconhecidos, independente da opção sexual, da opção política, da cor e da religião. A intolerância precisa deixar de existir e a fraternidade precisa ser implementada. É o que Mário luta de forma digna e correta para implementar”, destaca.

“O nome de Mário Leony é sinônimo de respeito, de profundidade e de coerência. Estamos diante de um cidadão atento, determinado, multifocado e contributivo para Sergipe e o Brasil diante das lutas em favor dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e da igualdade que este mundo precisa. É uma referência no debate, na causa e na defesa de todos esses irmãos que lutam pela autonomia e merecem todo respeito”, complementa Zezinho Sobral.

Iran Barbosa destaca reconhecimento

Para o deputado Iran Barbosa (PSOL), a contribuição que Mário Leony tem dado à História de Sergipe é muito grande. “O reconhecimento da cidadania dele como um dos nossos, mais um sergipano na galeria da cidadania, é fundamental como reconhecimento pelo trabalho e dedicação que ele tem feito na defesa de uma concepção de polícia, de direitos humanos, avançado e conectado com a necessidade da sociedade moderna e da civilização que a gente defende. Eu faço minhas as palavras de todos àqueles que vêem nesse reconhecimento, uma forma de valorizar um ser humano que é ímpar. Toda homenagem ao Dr. Mário Leony”, observa.

Homenageado

No discurso, o deputado Zezinho Sobral afirmou: “Bagipano de papel passado, como ele mesmo denomina, Mário de Carvalho Leony nasceu em Salvador, Bahia, em 29 de outubro de 1974. É filho de Mario Dias Leony e de Neusa de Carvalho Leony. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador e é especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe e em Ciências Criminais pela Universidade do Amazonas. É casado com o arquiteto Sérgio Fernandes e são pais do pequeno Samuel, que chegou para preencher o coração desta família com muito amor e felicidade.  O delegado Mário Leony tem uma trajetória impecável e louvável, que merece todas as homenagens por sua contribuição para o povo Sergipano, tendo sua atuação profissional já reconhecida através da outorga do Título de Cidadania Aracajuana, em 2012”, diz.

Homenageado faz discurso emocionado

Pesquisador da Academia de Polícia Civil de Sergipe, abordou no Curso Superior de Polícia a temática: “Homofobia, Controle Social e Políticas Públicas de Atendimento”. Buscou diagnosticar a violência contra a população LGBTQIA+ através de pesquisa de vitimização realizada no ano de 2006. Participou do projeto de criação do Centro de Referência de Combate à Homofobia da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), atualmente denominado Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTQIA+.

Mário também coordenou o Grupo de Trabalho LGBT da SSP/SE, com composição da sociedade civil organizada como garantia do controle social na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de atendimento à comunidade, de prevenção e contenção da violência LGBTIfóbica em Sergipe. “Mário é conhecido pelo trato, diálogo, o olhar atento e inclusivo para atender necessidades institucionais de garantias de direitos e mais respeito ao ser humano, às raças, às orientações sexuais, religiões e crenças. Ele integra a Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública (Renosp LGBTQIA+), que atua em campanhas de conscientização da população e de resgate da autoestima dos irmãos LGBTs”, acrescenta.

Emocionado

Mário Leony com o esposo Sérgio e o filho Samuel

Acompanhado do esposo, o arquiteto Sérgio Luiz Fernandes Menezes, do filho Samuel, da irmã Ana Beatriz Leony Mendes  e da mãe sergipana Valdenora Oliveira, Mário Leony, fez um discurso visivelmente emocionado, relembrando a vida na Bahia e a trajetória como delegado de polícia em Sergipe. “Agora sou sergipano de papel passado e isso me orgulha muito, me honra e me emociona pois são 21 anos de trabalho e de serviço prestado ao povo sergipano que me acolheu, a Sergipe que me presenteou com um ofício que é desafiador e que foi ressignificado por minha militância em direitos humanos às vésperas do mês de junho, do Orgulho LGBTQIA+  e eu estou muito orgulhoso”, ressalta destacando que as agendas da segurança pública e dos direitos humanos não se contrapões; devem caminhar juntas, lado a lado.

Iniciou o discurso na tribuna da Alese, segurando um búzio e cantando a música de Maria Betânia ‘Do som das ondas os búzios não esquecem; acolhe a voz do mar em qualquer terra; desde menino sou búzio da minha terra’. “Minha Bahia, minha preta, indígena, estou aqui reivindicando a minha ancestralidade: a nossa mãe tapuia tão falada, Estou reivindicando o berço da minha Bahia, de povos que foram sequestrados, escravizados, de mulheres que foram estupradas e temos que desnaturalizar o preconceito e naturalizar o amor”, acredita.

Composição da Mesa

Segundo o vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe, Adelmo Pelágio, a Cidadania Sergipana é um justíssimo reconhecimento que se faz ao delegado Mário Leony. “Isso por conta de sua atuação prolífica, construtiva e edificante na sociedade na qual ele está inserido. Ele além de ser um profissional tecnicamente muito competente, eticamente irretocável, é um homem de profunda sensibilidade social e humana; um grande ativista na defesa dos grupos vulneráveis e que tem contribuído expressivamente para o aperfeiçoamento na comunidade na qual encontra-se inserido. É uma justíssima homenagem”, afirma.

A vice-governadora Eliane Aquino disse que desde que conhece Mário Leony, é uma pessoa que se envolve com todas as questões sociais.

Eliane Aquino destaca bandeiras de luta

“Ele se envolve com as bandeiras de lutas da nossa população; de negros, de mulheres, de LGBTQIA+, então é uma pessoa que pra mim é muito necessária ao mundo, por todas as questões que a gente está vendo cada dia mais no nosso país com tanto preconceito e muitas mentiras sendo formuladas. A gente ter um agente da nossa polícia civil como Mário Leony, é de engrandecer a nossa terra”, entende.

Fotos: Joel Luiz

 

 

 

 

 

O

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo