Por Aldaci de Souza/Alese
Os momentos que trazem uma reflexão à memória dos sergipanos foram ressaltados na tarde desta quarta-feira, 27, pelo professor de História e historiador Osvaldo Neto, durante a realização do Projeto Contando História, desenvolvido pela Escola do Legislativo João de Seixas Dória. Na oportunidade, alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Tobias Barreto, assistiram atentos a uma aula diferente sobre o patrimônio de Sergipe.
De acordo com o professor Osvaldo Neto, entender que para salvaguardar o patrimônio à memória, é necessário que a educação seja um elemento de transformar e reforçar a preservação.
“Um povo sem memória é um povo esquecido; então a escola tem o papel social e o papel cultural de informar aos discentes a sua história e Sergipe tem história. Quando se tem um espaço como esse e a casa do povo abre para que a gente possa ter esse contato entre profissionais e convidados para falar um pouco da história, da memória e cultura de Sergipe para alunos que estão comprometidos com o seu estado, reforça que no futuro teremos pessoas certas da sua própria história, da sua própria memória e da sua cultura”, entende.
A coordenadora do Colégio Tobias Barreto, Viviane Almeida Cardoso falou sobre a importância do Projeto Contando Histórias, desenvolvido pela Elese.
“Eu acho muito importante porque muitos alunos não conhecem os pontos turísticos de Sergipe; moram aqui em Aracaju, mas às vezes não têm o momento de ir aos municípios. É muito interessante pra eles aprenderem de outra fora, fora do ambiente escolar. Eles ficam mais empolgados”, acredita.
A professora de História da turma, Tânia Regina disse ter sido uma tarde muito diferente para os alunos. “Tira eles da sala de aula e traz eles para a história viva de Sergipe; o próprio ambiente aqui da Escola do Legislativo já mostra pra eles como o prédio funcionava antes. Esse projeto é extremamente importante”, observa.
Aprendizado
Atentos às explicações sobre o patrimônio de Sergipe, os estudantes agradeceram a oportunidade de aprenderem mais sobre os pontos turísticos a exemplo da Orla de Atalaia em Aracaju e da Praça São Francisco em São Cristóvão.
“Foi uma experiência boa que vai agregar muito na nossa vida; uma aula muito importante e estou muito feliz em conhecer a Escola do Legislativo de Sergipe”, afirma o aluno André Luiz Santos Lobão Júnior.
A estudante Maria Vitória destacou o aprendizado de maneira mais fácil no auditório da Escola do Legislativo. “Nós temos contato com o lugar onde moramos e assim a gente entende mais sobre a cultura de Sergipe”, diz.
Projeto
O Projeto Contando História era voltado para alunos da Educação Infantil, com apresentações teatrais lúdicas sobre a cidadania e agora está dando oportunidades para alunos maiores.
“O tema mudou e agora a gente fala sobre a História de Sergipe, ressaltando as fundações de igrejas, dos bairros, pontos turísticos. Hoje o professor e historiador Osvaldo Neto destacou a história dos principais pontos turísticos do nosso estado”, informa a servidora da Elese, Wenia Caroline Santos.
Fotos: Joel Luiz