9 de setembro é o Dia do Administrador

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

A data 9 de setembro celebra o Dia do Administrador no qual, homenageia o profissional responsável por estruturar práticas que garantem o bom gerenciamento de um negócio. Mais do que lidar com o capital financeiro, sua atuação é estratégica em diferentes departamentos para resolver questões de logística, marketing e gestão de pessoas.

Entre as habilidades de um administrador é possível destacar o dinamismo, criatividade, capacidade de trabalhar em grupo e resiliência em superar adversidades encontradas em empresas privadas ou instituições públicas. No Brasil, a atividade de um profissional da administração é regulamentada pela Lei N° 4.769 de 1965 que exige a prerrogativa de bacharel e o registro junto ao conselho.

Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou e a administração estadual sancionou o Dia do Administrador pela Lei Nº 4.400/2001. A data passou a integrar o Calendário Cívico/Cultural do Estado de Sergipe, a ser comemorado, a cada ano, no dia 09 de setembro.

Outra propositura alusiva ao tema é a Lei Nº 8.165/2016 que instituiu o Dia Estadual do Administrador, no âmbito do Estado de Sergipe, e dá providências correlatas.

Histórico

Em 1965 foi assinada a Lei Nº 4.769/65 que deu origem e regulamentou a profissão no Brasil. Para atuar na área é necessário ter graduação em Administração de Empresas e o registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

A escolha de homenagear o Dia do Administrador surgiu com a resolução CFA N° 65/68, de 09 de dezembro de 1968. E, ainda que a celebração não seja amplamente conhecida é uma forma de homenagear aos profissionais que se dedicam a atividade.