Por Stephanie Macêdo
Em meio ao cenário natalino, com luzes brilhantes e coloridas, guirlandas, bolas e estrelas, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em parceria com a Escola do Legislativo (Elese), realizou na noite desta quinta-feira (17), na Praça Fausto Cardoso, a tradicional Cantata Natalina do Poder Legislativo.
O evento, que já faz parte do calendário de Sergipe, mais uma vez emocionou o público presente com mensagens e canções que celebram valores que só o Natal produz: fraternidade, generosidade, paz e esperança.
Obedecendo os protocolos contra a Covid-19, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, a Alese aferiu a temperatura do público usando máscaras e disponibilizou álcool no circuito do evento. Com isso, a Alese pode, nessa 6ª Edição da Cantata Natalina, realizar um grandioso evento ao ar livre. Quem compareceu apreciou a valiosa apresentação da Orquestra Sinfônica Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Itabaiana, e do Coral da Casa Legislativa, o Corales.
Auto do Natal Sergipano
O público também ficou maravilhado com a versão do Auto do Natal Sergipano, uma peça teatral e musical exclusiva da Companhia de Arte da Alese, que contou com um repertório musical inédito, escrito e cantado pelo cantor e compositor, Neu Fontes.
De acordo com a coordenadora Cia de Arte Alese, Mônica Moreira, a peça, elaborada na linguagem de Cordel, é contada por uma trupe. Na história, Jesus nasce em terras sergipanas. Tudo acontece quando uma família sai do Sertão para a cidade e lá uma mulher dá à luz a um menino. Invés de incenso, mirra e ouro dos reis Magos, o menino recebe farinha, água de moringa e lenha.
Público
Famílias, amigos, gente da gente, assim era o público que acompanhou o espetáculo natalino da Assembleia Legislativa. O presidente da Alese, Luciano Bispo, acompanhou as apresentações ao lado de familiares. Na ocasião, desejou ao povo sergipano um natal feliz, apesar de todo o sofrimento que a pandemia causou ao longo deste ano.
O diretor Geral da Alese, Roberto Bispo, também externou votos de saúde e esperanças ao povo sergipano. “Foi um ano atípico, de tristezas, de perdas de amigos e familiares. Assembleia faz um esforço para manter a tradição e comemora mais uma vez esse ano o natal da Alese, para dar um pouco de alegria e ânimo do que foi 2020”, disse.
Para a diretora da Elese, Izabela Mazza, apesar de todas as dificuldades, a realização da Cantata Natalina é gratificante. “A realização da cantata já marca a 6ª edição e apesar do trabalho árduo durante todo o ano, a gente fica muito feliz com todo o trabalho realizado pela escola durante o ano de 2020, apesar das dificuldades”, conta.
De acordo com o presidente da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Valtenio Alves, todo o repertório natalino da orquestra é feito e entoado por jovens da cidade de Itabaiana, revela que é sempre gratificante participar da Cantata. Somado ao Coral Alese, a orquestra tocou o tradicional Feliz Navidad. “Selecionamos música que trazem mensagem de amor e esperança”, salientou o maestro do Corales, Joel Magalhães.
O diretor de Comunicação da Alese, Neu Fontes, salienta que a Cantata da Alese é um presente para o povo sergipano. “O Auto do Natal e a Cantata da Alese, acompanhada pelo Coral da Casa Legislativa e da Orquestra Filarmônica de Itabaiana é um presente para todos os sergipanos. Todo o espetáculo está sendo coberto pelo Sistema de Comunicação da Alese, que são as Redes Sociais, pela Agência de Notícias e pelo Canal da Tv Alese”, destacou.
Para o deputado Zezinho Sobral, a Assembleia promove um ato para trazer alegria, esperança. “ É a superação deste momento difícil, com a expectativa de momentos mais felizes junto de todos, nos abraçando, nos confraternizando. Neste momento estamos respeitando o distanciamento, mas com a certeza absoluta que no ano que vem será um ano muito melhor do que foi 2020”, enfatizou.
Fotos: Joel Luiz