6 de Abril: Dia da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Agência de Notícias Alese

Além de Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril também é comemorado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; ambas temas estreitamente relacionados à prática de atividade física. É preciso destacar que a promoção da saúde faz parte do processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida, seja ela pessoal ou coletiva.

Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Neste sentido, a saúde é um conceito positivo que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, ou seja, ultrapassa um estilo de vida saudável na direção de um bem-estar global. (Carta de Ottawa, 1986).

A promoção da saúde tem como meta a qualidade de vida e seus princípios norteadores são a paz e a justiça social. Ainda conforme previsto na Carta de Ottawa, a promoção da saúde contempla cinco amplos campos de ação:

– implementação de políticas públicas saudáveis;
– criação de ambientes saudáveis;
– capacitação da comunidade;
– desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas;
– reorientação dos serviços de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS), como política do estado brasileiro pela melhoria da qualidade de vida e pela afirmação do direito à saúde, dialoga com as reflexões e os movimentos no âmbito desta promoção.

No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo ”saúde-adoecimento’ em nosso país – como, por exemplo: violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidade do ar e da água ameaçada e deteriorada; e potencializam formas mais amplas de intervir em saúde.

A Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objetivo geral fomentar a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Sergipe

A presidente da Comissão de Saúde da Alese, Dep Lidiane Lucena. (Foto: Assessoria)

A deputada estadual  Dra. Lidiane Lucena (Republicanos), responde atualmente pela presidência da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Assembleia Legislativa de Sergipe, e avalia a importância desta data.

“O Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida é muito importante, porque busca dar visibilidade à necessidade de adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada, abandono do tabagismo e consumo moderado de álcool. A data também tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção de doenças e a realização de exames médicos regulares. Como médica e atuação em Saúde da Família pude, por quase dez anos, acompanhar de perto as necessidades da nossa gente, bem como vivenciar os anseios dos trabalhadores da Saúde e a necessidade de políticas públicas que sigam ampliando e qualificando o acesso da população à saúde pública. Um dos meus principais anseios é o fortalecimento da Atenção Básica em todos os municípios sergipanos, pois além de facilitar a vida de quem precisa de atendimento, desafoga nossas unidades hospitalares de urgência e emergência”, destaca.

A parlamentar cita ainda a respeito dos Projetos de Lei relacionados com a temática desenvolvidos na Casa. “Por ocasião do Abril Azul, protocolei seis PL voltados às pessoas com deficiência, com ênfase nas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Seguirei atuando, junto aos colegas parlamentares e dialogando com o Governo de Sergipe buscando sempre estratégias que nos permitam avançar em atendimentos mais humanos e na real universalização do acesso à saúde”, enfatizou.

Dia Mundial da Saúde 2023

O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Com o intuito de focar na jornada para alcançar ‘Saúde para Todos’, que é o tema deste ano, a OMS celebrará seu 75º aniversário sob o tema 75 anos melhorando a saúde pública.

Em 1948, países do mundo se uniram e fundaram a OMS para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis ​​– para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar. O ano do 75º aniversário da OMS é uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas. É também uma proposta para motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã.

Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

OPAS (Organização Pan -Americana da Saúde)

Imagem: (Elenabs/Getty Images)