Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese
A lei Nº. 8.547, de 1º de julho de 2019, de autoria da ex-deputada Goretti Reis (PSD), institui o 31 de maio como Dia Estadual do Policial Militar Feminino, Bombeiro Militar Feminino e do Policial Civil Feminino. O dia 31 de maio, é em homenagem a sargento Eliana Costa da Silva de 46 anos assassinada brutalmente, por um menor, nessa data.
O trabalho árduo em defesa da população não é nada fácil, com armas em punho é apenas uma das dificuldades enfrentadas pela policial feminina, já que existem diversos episódios de preconceito de gênero.
Há 30 anos, a Polícia Militar do Estado de Sergipe conta com as mulheres na luta diária pela preservação da ordem pública. São atualmente 655 policiais militares (PM), 309 policiais civis (PC), 217 policiais penais (PP) e 118 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Ao todo, entre homens e mulheres, a PM conta com aproximadamente seis mil, a PP com 766, a PC com 1343 e o CBM 756.
A ex-deputada Goretti Reis disse ter orgulho dessas mulheres, que protegem toda a população. “São mulheres abnegadas que vestem a farda para garantir a segurança das pessoas. Vamos continuar com elas e dando o apoio necessário para suas lutas. Tenho orgulho dessas mulheres. Conte sempre comigo. Esse projeto é uma homenagem também para a sargento Eliana, que infelizmente, nos deixou de forma trágica. Lamentável”, afirmou Goretti Reis.
Foto: Governo do Estado de Sergipe