Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese
Criada com a finalidade de reconhecer a atuação trabalhista desenvolvida por profissionais nas mais variadas áreas de atuação, há 33 anos o Brasil celebra de forma oficial o Dia do Servidor Público. Por mais que esta data tenha sido fixada pela Constituição Federal de 1988, e posteriormente sustentada pela Lei nº 8.112/1990, é preciso destacar que a saudação teve início de forma moderada na primeira metade do século XX, quando foi estabelecida por intermédio do Decreto Lei Nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas. Diante da sua representatividade na construção do progresso unificado, todos os anos a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), homenageia cada cidadão que assume cargos de trabalho, seja na União, nos estados ou nos municípios, prestando valorosos serviço à comunidade.
O presidente do Poder Legislativo, deputado Jeferson Andrade (PSD), destaca relevância do servidor público para o desenvolvimento do Estado. “Os servidores públicos são fundamentais para a prestação de um serviço público eficiente e de qualidade à sociedade. Por isso atuamos para a valorização desses profissionais tão importantes para o bom funcionamento da máquina pública municipal, estadual e federal”.
“O servidor público é a mola propulsora para que os serviços cheguem na casa dos milhões de sergipanos, e nós, enquanto deputados estaduais temos a responsabilidade e o compromisso adotar os encaminhamentos necessários para que a gente resguarde tudo o que é inerente ao servidor público e também comemorar. Comemorar os avanços que o governo está fazendo, que está contemplando a várias categorias e posso dizer que isso é motivo de muito orgulho. Nós entendemos que as categorias que estão avançando são merecedoras; merecem o respeito, merecem a retribuição por tudo aquilo que têm entregado diariamente à sociedade”, destacou o deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa.
“Um dia dedicado às pessoas, as quais eu defendo como ‘muito importantes e fundamentais para a sociedade’; pessoas que lidam com diversos temas e diversas situações, e que fazem o serviço público, muitas vezes as políticas públicas, acontecerem de fato. Não apenas nesta data, é lógico que devem sempre ser reverenciados, assim como observadas as questão de melhorias de trabalho e de dignidade salarial. É necessário sempre o reconhecimento por tudo que já fizeram ao nosso país e ao nosso Estado. Uma figura que traz garantias para a nossa população e devemos parabenizá-los pelo dia deles. Esta data também é de reflexão porque cada dia mais observamos o servidor público perdendo espaço e sendo desrespeitados muitas vezes. É preciso que a sociedade entenda a importância de deles. Não é um dia só de festejar, mas também refletir e buscar melhorias”, declarou o deputado Georgeo Passos (Cidadania), líder da oposição.
“O funcionalismo público no Brasil veio com a Família Real em 1808. O fato é que esta atividade foi crescendo, e a partir do Governo de Getúlio Vargas, passaram a ser regulamentados alguns direitos e seus conjuntos de deveres. Acontece que a Constituição Federal de 1988, a popular Constituição Cidadã, foi quem realmente trouxe dentro dela uma representatividade maior de atos positivos direcionados para a classe trabalhadora. Existem frentes de pesquisa as quais indicam que depois da pandemia mundial da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, passou a se reconhecer em maior escala a representatividade dos servidores públicos para o progresso do país. Sem o funcionalismo público não existem políticas públicas, não existe o serviço público ofertado com dignidade; sem o servidor público não é possível haver o exercício da cidadania com dignidade”, avaliou Araci Bispo do Nascimento, da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Alese.
“Este dia se trata de um momento de homenagem para aquele que está prestando um serviço para a população. Um momento memorável e de múltiplas reflexões sobre a nossa função e nossa missão; devemos nos apropriar desta data também para pensar em melhorar e oferecer um serviço de melhor qualidade para a população, afinal de contas somos servidores públicos e temos esse compromisso. Além disso é momento de luta e reivindicações por melhoras, sendo as pautas diversas, inclusive salarias e por condições de trabalho também. Esse é um momento para todos esses aspectos; na área de melhoras, para prover melhor serviços, como também de melhor conquistas para todos”, enalteceu o servidor público federal Marcelino Nascimento de Oliveira, cedido interinamente à Casa Legislativa.
“Há oito anos eu tenho a satisfação de me sentir uma servidora pública, sempre nesta função de ascensorista na operação dos elevadores. Eu posso falar a vocês que amo trabalhar, amo o que faço. Faço de tudo para receber as pessoas bem com sorriso, uma boa tarde, e que sejam todos sempre bem-vindos”, afirmou Ângela Maria Matos, operadora de elevador do prédio Legislativo Estadual. “Tenho 42 anos como servidor público, sendo que há sete anos estou trabalhando na Assembleia Legislativa, além de ter passado por dois anos e oito meses servindo na Aeronáutica. Sinto ampla satisfação em exercer esta função que me identifiquei muito”, afirmou José Joaquim Santos Júnior, terceiro Sargento da Polícia Militar do Estado de Sergipe, lotado na Segurança Militar da Alese.
“Eu gosto muito da palavra: ‘serviço’, porque se trata do ‘viço do ser’; é aquilo que você tem de melhor para oferecer a alguém que precisa. Seja da sua compreensão, do seu discernimento, do poder que você possa ter naquele momento para facilitar a vida de alguém que depende do serviço público… quando você entra no serviço público tem que estar completamente imbuído de que, a partir daquele momento você entra para fazer a diferença, para colaborar com pessoas que talvez não tenham acesso ao serviço que necessita. Estou caminhando para cerca de 50 anos de prestação. Meu maior orgulho é sair de mãos limpas, de caráter ilibado, ao ponto de dizerem: olha, essa pessoa realmente honra o cargo que exerce”, pontuou Jornalista Benneti Nascimento, coordenador de Assuntos Culturais da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese).
Foto capa e 01: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese