Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese
O Dia Estadual de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado no dia 26 de abril. Em Sergipe, a data foi criada em 2011, a partir de um Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) que resultou na Lei Nº. 7.216/2011. O objetivo é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde.
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada, ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.
Ela também é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde em 2019, cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos tinham pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 anos, a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos.
Sintomas
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.
Prevenção e controle:
Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos; controlar o diabetes.
Campanha
Diante desse cenário de autocuidado, a Procuradoria da Mulher da Alese (Promulalese) vem realizando uma ação voltada para a saúde. A ‘Estação Cuidar Busca Ativa’ será repetida na quinta-feira, 27 de abril, para lembrar o ‘Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão’, celebrado em 28 de abril. O evento intitulado ‘HIPERDIA’ vai ocorrer, das 7h às 12h, no Hall da Assembleia Legislativa de Sergipe. A primeira edição ocorreu na terça-feira (11), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril).
Foto: Divulgação Internet
Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)