23 de julho é o Dia do Idoso Institucionalizado

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Através da Lei Nº 8.834, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) no ano de 2021, o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe instituiu em sua grade de atividades o ‘Dia Estadual do Idoso Institucionalizado’. Conforme previsto em Lei, a data deve ser celebrada todos os anos no quarto domingo do mês de julho. O idoso institucionalizado é aquele que está de forma permanente, ou por longo período, em instituições para idosos, a exemplo de asilos (governamentais ou não governamentais).

A propositura tem por objetivo criar uma cultura duradoura de atenção e reflexão da sociedade para com esse público: quem são?; como foram parar nessas instituições de acolhimento?; e, como podem receber ajudar? “Tenho certeza de que a criação de uma data especial trará inúmeros benefícios aos nossos idosos acolhidos nas mais diversas instituições, graças à visibilidade que a comemoração proporcionará”, argumentou o ex-deputado estadual, Talysson de Valmir (PL), autor da Lei.

Representando o Conselho Estadual dos Direitos e da Pessoa Idosa (CEDIPI), Manuel Durval Andrade Neto, destacou a importância da data. “No próximo dia 23 de julho, quarto domingo do mês, celebramos de acordo com a Lei Estadual Nº 8.834, o Dia Estadual da Pessoa Idosa Institucionalizada, em Sergipe. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, reconhece a importância destes irmãos e irmãs sergipanos que muito contribuíram no desenvolvimento e na proteção de seus familiares, entretanto, ao alcançarem a velhice, às vezes, precisam para sua proteção, da institucionalização junto a uma Instituição de Abrigo. O Conselho Estadual valoriza este público pelo muito que contribuíram no desenvolvimento e proteção de suas famílias”, disse.

Políticas públicas e ações paralelas seguem em andamento com o intuito de promover mais segurança e bem-estar aos idosos sergipanos.

“No aperfeiçoamento destas instituições de longa permanência/abrigos, o Conselho busca anualmente recursos através das campanhas de captação, via Imposto de Renda, bem como em Emendas Parlamentares na Assembleia Legislativa, como também junto ao Congresso Nacional, Câmara e Senado. Instituições como o ‘Abrigo São Vicente – Tobias Barreto’, e o ‘Lar São Francisco de Assis – Simão Dias’, passaram por reformas significativas e construção completa, nesta ordem, em anos recentes graças a recursos captados, visando a garantia de melhor qualidade de vida dos seus institucionalizados. Em breve, ocorrerão medidas de transformação na Associação de Proteção ao Idoso – Maria do Carmo Alves, em Ribeirópolis. O Conselho Estadual também entrega anualmente, através do “Projeto Ação Humanitária – Cestas Básicas”,  02 cestas com 16 itens e 30 produtos para cada institucionalizado nas ILPI’s (instituições de longa permanência) no interior do Estado”, explicou Manuel Durval.

Conforme pontuado pelo representante do CEDIPI, a presença de familiares e amigos será sempre fundamental na vida dos idosos: “aconselhamos os familiares que possuem pessoas nesta condição a não esquecê-las.  A visita deve ser frequente e regular uma vez que sendo sempre lembrados, jamais serão esquecidos.”

Foto: Agência Brasil