logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

22ª edição do Grito dos Excluídos acontece nesta quarta-feira

Conforme ocorre todos os anos, no dia 7 Setembro, após o desfile cívico em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, haverá a caminhada do movimento “Grito dos Excluídos”. Evento que será realizado na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, terá concentração em frente à Catedral Metropolitana, às 9hs.

Com o tema “Vida em primeiro lugar”  e lema “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!” o Grito dos Excluídos chega à sua 22ª edição. Em Aracaju a manifestação vem sendo liderada pela Arquidiocese e construído em parceria com os movimentos sociais e sindicais.

Um pouco de história
A proposta do Grito surgiu no Brasil no ano de 1994, e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema Eras tu, Senhor, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era Brasil, alternativas e protagonistas. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

O que é?
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação, sempre aberto a grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. De acordo com os organizadores, o Grito não tem um “dono”: não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos.

Por, Stephanie Macêdo- Agência Alese de Notícias -AAN

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo