logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

20 de outubro é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Hoje, 20 de outubro, é comemorado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. A data é dedicada à conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e ao tratamento desta doença crônica que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. Além disso, a osteoporose pode desencadear dores e dificuldade de locomoção comprometendo a independência da pessoa e com isso, afetando na qualidade de vida.

A principal causa é a ausência ou déficit de vitamina D nos ossos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% das pessoas acima dos 65 anos apresentam níveis de vitamina D no organismo abaixo do normal.

Outra perspectiva são os dados da Federação Internacional de Osteoporose (IOF – International Osteoporosis Foundation), ao apontar que aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm essa doença nos ossos. Ainda segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o número de casos de osteoporose é maior em mulheres durante a pós-menopausa, sendo em média um caso para cada três mulheres.

Sergipe

Por meio da Lei N° 8.128/2016 a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou e a administração estadual sancionou a propositura que instituiu o mês “DEZEMBRO BRANCO”, no Estado de Sergipe, dedicado às ações de prevenção à Osteoporose, e dá providências correlatas.

(Com informações do Calendarr Brasil e Biblioteca Virtual em Saúde)

Foto: Divulgação

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo