logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

19º aniversário da Escola do Legislativo é celebrado com visitação de estudantes

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Na manhã desta terça-feira, 27, estudantes do Colégio Estadual General Calazans, do município de Nossa Senhora das Dores, e do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, com sede na capital sergipana, estiveram participando do espetáculo realizado pela Companhia de Arte Alese (Cia de Arte), que apresentou a peça ‘Onde fica a Casa do Povo’. Na oportunidade, professores e alunos participaram também de uma visitação guiada, através do Projeto ‘Vista à Casa do Povo’. O dia de atividades  marca a celebração do aniversário da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (ELESE), que na última sexta-feira, 24 de setembro, completou 19 anos de fundação. 

Prédio da Escola do Legislativo, localizada no Palácio Fausto Cardoso

A Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (ELESE) foi criada pela Resolução de 24 de setembro de 2003 e está localizada no prédio histórico do Palácio Fausto Cardoso, local onde ocorreram as primeiras Sessões Plenárias do Poder Legislativo Sergipano.

Na ocasião da vista, a diretora da Elese, Izabella Mazza destacou a importância de os cidadãos sergipanos conheceram a Escola do Legislativo, que além do seu papel educativo, no ato da promoção da cidadania, oferece cursos de formação continuada para a qualificação profissional e o desenvolvimento social.

A diretora enfatiza que  através da escola há a proximidade do Poder Legislativo com a sociedade. “A gente criou e a gente pensou nesta esquete, uma apresentação de 20 minutos, pra que a gente consiga mostrar o que é a Escola do Legislativo, porque muitas pessoas não conhecem, acham que é somente dentro da Assembleia e não têm acesso. Então a gente está mostrando para a sociedade, para o cidadão que não conhece, o que se faz dentro da Escola do Legislativo, o que é a Escola do Legislativo. E tudo isso de maneira lúdica, através da arte, de uma maneira divertida, apresentando o que se faz aqui dentro , e além disso estamos comemorando os 19 anos da Escola”, declarou Mazza.

Quem participou hoje da visita guiada foi o estudante Levi Pablo Silva Santos, de 16 anos, aluno do 1º ano do Colégio Estadual General Calazans, do município de Nossa Senhora das Dores. Amante do tema Política, ele sonha ser um gestor público no futuro.

“Quero um dia fazer parte dessa história. Hoje conheci aqui o prédio da Escola do Legislativo, onde já foi o prédio da Assembleia no passado. Fiquei muito feliz por esse momento e,  como estudante, jovem, é muito importante cada vez mais estar  envolvido, ter maior interesse sobre o que acontece no nosso Estado. Quero ser político, é minha pretensão pois gosto bastante”, declarou Levi.

A professora da área de humanas, do Colégio Estadual General Calazans,  Raquel Santos Sousa, esteve acompanhando seus alunos, na ocasião revelou que o projeto Visita à Casa do Povo passa a ser um laboratório prático, do que os alunos visualizam durante aulas teóricas.

“Os alunos ficaram deslumbrados. Eles tiveram a oportunidade de sairem da teoria para a realidade política. Assim como a Química tem o laboratório deles, na área de ciências naturais, aqui eles experimentam a realidade política na área de humanas. Na sala de aula eles têm o conhecimento sobre o Poder do Estado, e aqui no Legislativo, onde tudo se realiza. Agradeço a todos os envolvidos pela  receptividade e oportunidade”, salientou.

Peça Inaugural

Os alunos ficaram maravilhados com a peça teatral da Companhia de Arte, que inaugurou a esquete ‘Onde fica a Casa do Povo’. Segundo o dramaturgo Euler Lopes, a peça identifica onde está situado o Palácio Fausto Cardoso –  local onde hoje funciona a  Escola do Legislativo – ,  e conta também a história do político Fausto Cardoso, e ainda, do surgimento da primeira mulher deputada estadual em Sergipe,  Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, no ano de 1934.

A importância dos estudantes, e de toda a sociedade, se envolver com o tema Política também é narrado na peça.

Visita

Após visita ao palácio Fausto Cardoso, os alunos foram conhecer a  sede do Poder Legislativo, cenário onde passearam pela Galeria de ex-presidentes da Assembleia Legislativa, e o Plenário das Sessões Parlamentares. Ao final os alunos receberam uma cartilha que estimula o exercício da cidadania.

Fotos: Jadilson Simões/Alese

    

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo