No final da tarde desta quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) recebeu dos servidores que compõem o SergipePrevidência, uma homenagem pelas múltiplas contribuições desempenhadas por deputados e deputadas ao longo dos últimos 18 anos. Das mãos do diretor-presidente do órgão, José Roberto de Lima, o presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), recebeu a honraria. Diante do governador Fábio Mitidieri, do deputado estadual Luciano Pimentel (PP), gestores do Poder Executivo Estadual e servidores públicos, um reconhecimento semelhante foi entregue ao diretor-geral da Assembleia Legislativa, Ricardo Garcez, membro do Conselho Estadual De Previdência Social (CEPS). A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Convenções AM Malls, zona Sul de Aracaju.
Seguro social adquirido por meio da contribuição mensal, que garante ao beneficiário a renda no momento em que ele não puder trabalhar, com as concessões dos benefícios de aposentadoria e pensão, a Previdência Social trata-se de uma atividade secular, oficialmente iniciada nas unidades federativas ainda no século XIX. A curiosidade desta atividade fica por conta do tempo de serviço prestado aos brasileiros, em especial, pelos estados. Sergipe, por exemplo, neste ano de 2024 comemora 143 anos, enquanto a Previdência Pública do Brasil completou no último dia 24 de janeiro, 101 anos. Na concepção de Ricardo Garcez, o sucesso do instituto está atrelado ao empenho dos servidores que conduzem as atribuições funcionais.
“Muito me honra fazer parte desta história de prestação de serviços e poder contribuir para que o SergipePrevidência possa seguir honrando seu passado brilhante, multiplicando os avanços no cenário contemporâneo, e, com o máximo de sabedoria e união dos seus profissionais, enfrentando novos desafios. A nossa Assembleia Legislativa estará sempre disposta para contribuir com o progresso do serviço público desenvolvido pelo instituto previdenciário de Sergipe”, destacou Ricardo Garcez. Compartilhando com as declarações do diretor-geral da Alese, o governador Fábio Mitidieri disse ter aproveitado a oportunidade para ouvir o pleito dos funcionários. O chefe do Poder Executivo avaliou o momento como fundamental para o diálogo entre a administração e os trabalhadores que estão na linha de frente das atividades.
“Estão certos; no momento em que estava distribuindo flores para as mulheres, em homenagem ao mês delas, já ouvi no pé da orelha que os servidores gorariam de uma audiência comigo logo após a solenidade. Têm que fazer isso mesmo; vamos aproveitar essa oportunidade para discutir ações que contribuam para, juntos, seguir avançando cada vez mais. Assim que terminar este momento [cerimônia] irei conversar com vocês, afinal, a conquista dos resultados positivos passa pelas mãos daqueles que estão diariamente atendendo e cuidando dos sergipanos”, destacou. Atualmente, são mais de 35 mil servidores aposentados e pensionistas, número, este, que foi triplicado ao longo dos últimos 15 anos da instituição.
História
Antes de se tornar SergipePrevidência, esta atuação pública era desenvolvida pelo Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipes), o qual foi criado no ano de 1961, e existiu até 2006. “Neste ano de 2024, nos tornamos maiores de idade, completamos 18 anos. Falar sobre o SergipePrevidência é falar de um horizonte centenário. Nosso principal papel é gerir, proporcionar e garantir condições futuras de sustentabilidade financeira da Previdência estadual. Nos referimos, aqui, à história da Previdência, visando e trabalhando, também, em projetos atuais e futuros, a exemplo do Programa Melhor Idade, que, há dois anos, disponibiliza atividades extra-previdenciárias aos aposentados e pensionistas da rede estadual, como Coral, Dança, Terapia em Grupo, Recitais e Eventos Esportivos”, destacou José Roberto de Lima.
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese