logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Com ações de apoio e incentivo, Maria Mendonça ajudou o esporte e a juventude sergipana

Por Ascom

Com ações de apoio e incentivo, Maria Mendonça ajudou o esporte e a juventude sergipana

 

“Muito mais do que uma atividade física que promove bem-estar,  qualidade de vida e saúde, a prática esportiva é um dispositivo de formação e inclusão cidadã efetivo, especialmente para os jovens”. É esse o entendimento da deputada estadual Maria Mendonça (PDT), que, em todos os seus mandatos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), contribuiu para valorizar, apoiar e incentivar o esporte no Estado, de modo a fortalecer seu caráter de transformação social.

 

As iniciativas ocorreram através de Moções, Projetos de Lei e Indicações que promoveram mudanças para melhor da realidade esportiva. “Em nenhum momento nos omitimos da luta por melhorias para a área e para os atletas. Prova disso foi o nosso empenho para garantir auxílio financeiro à judoca sergipana Alessandra Santos, a fim de que ela pudesse realizar um estágio de treinamento na Croácia, para o qual havia sido selecionada”, lembrou Maria.

 

Reconhecendo a importância do suporte de ordem financeira para equipes das mais diversas modalidades esportivas, ela solicitou ao Banese, por meio de Moção, que fossem patrocinados os times que requeressem o apoio, obedecendo os critérios estabelecidos pela instituição bancária. Além disso, ainda nessa esteira, ela é autora da Lei 9.025/2022, que institui a Semana Estadual do Motocross, cujo um dos objetivos é o de trazer mais visibilidade à prática.

 

“Também nos empenhamos para garantir a estrutura física para o desenvolvimento das atividades esportivas no Estado. Através de Indicações, solicitamos, ao Governo de Sergipe, por exemplo, a construção de uma quadra poliesportiva no povoado Lagoa Seca, em Simão Dias, e a reforma da quadra de esportes do ginásio do município de Riachuelo”, afirmou Maria, salientando que condições materiais adequadas são cruciais para a potencialização dos benefícios sociais e de saúde promovidos pelo esporte.

 

JOVENS

 

A deputada estadual destacou que, em toda a sua trajetória na Alese e à frente da Prefeitura Municipal de Itabaiana – entre os anos de 2005 e 2009 –, sempre enxergou a necessidade de investimento e atenção à juventude. Segundo ela, o alinhamento da formação dos jovens sergipanos hoje, é o que definirá o amanhã de cada um deles. “Com isso em mente, propusemos a garantimos a sanção da Lei 7.707/2013, que estabelece a Semana de Conscientização e Prevenção do Alcoolismo Juvenil, para que preservemos vidas e o bem-estar dos nossos menores”.

 

Em tramitação desde 2016 na Alese, um Projeto de Lei de sua autoria estabelece que empresas prestadoras de serviço ao Estado de Sergipe, assim como as concessionárias e permissionárias de serviços públicos estaduais, reservem, no mínimo, 10% das suas vagas aos jovens que buscam o primeiro emprego. “O objetivo é garantir que os nossos jovens tenham a tão sonhada experiência que as empresas tanto exigem no ato da contratação profissional”, explicou.

 

É de sua autoria, também,  a Indicação que solicita ao Governo estadual a criação  da Semana da Conscientização Política, a ser realizada nas escolas públicas estaduais. A ideia da proposta é, através de ações como minicursos e palestras, explicar a composição política do Brasil, abordando deveres e atribuições de políticos das esferas federal, estadual e municipal, entre outros temas relevantes.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo