8/3/2022
Por Shis Vitória/Alese
O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) promoveu na noite da última segunda-feira,7, a 1ª edição do Prêmio CRO Mulher com o intuito de homenagear mulheres que dão grandes contribuições à sociedade através do seu trabalho, em diversos campos de atuação. A deputada Goretti Reis (PSD) foi um dos nomes de destaque na solenidade ao representar o Poder Legislativo e sua atuação à frente da Procuradoria Especial da Mulher da Alese.
Além da entrega da honraria, o CRO-SE lançou a campanha institucional “Meu Sorriso Ninguém Tira” baseado no combate ao Assédio e a Importunação Sexual nos Consultórios Odontológicos. A juíza e Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, Dra. Rosa Geane, e a advogada criminalista e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Dra. Flávia Elaine Santana Santos, ministraram palestras com alusão ao tema central do evento.
“É uma grande satisfação receber esse prêmio vindo do Conselho Regional de Odontologia, representando a Procuradoria da Mulher da Casa Legislativa que faz um grande trabalho nesta área e com destaque para a luta contra a violência doméstica e esse reconhecimento nos motiva para termos coragem na busca de melhores condições em prol das mulheres. Enquanto profissional da saúde e Procuradora me sinto honrada pelo título e me coloco sempre à disposição em colaborar com ações que facilitem o acesso seja na procura de uma delegacia específica, trabalhos preventivos, ações educativas nas unidades de ensino e assistência social, são alguns exemplos de nossa atuação. Vale ressaltar a representatividade do Estado de Sergipe na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale, discutindo pautas dentro do contexto nacional também neste aspecto”, explicou Goretti Reis.
A presidente do CRO Sergipe, Anna Tereza Lima, não escondeu a satisfação com o evento e enfatizou a importância do debate pela causa. “Depois de 50 anos assumo como a primeira mulher na presidência do Conselho e isso diz muito em relação ao cenário atual. Este evento se consolida também como uma reflexão, pois queremos alertar as profissionais da Odontologia para essa temática, ofertando uma boa dose de informação especializada e um debate qualificado sobre violência, mediante um canal de suporte que será ofertado pela Comissão CRO Mulher”, acrescentou.
Homenageadas
Para receber o prêmio foram escolhidas pela Comissão CRO Mulher cinco homenageadas que atuam na Odontologia e em outras áreas profissionais em prol dos direitos da Mulher: A cirurgiã-dentista Lisandra Ferreira de Lima, presidente do Sinodonto; a Auxiliar de Saúde Bucal Sandra Susi dos Santos Lima; a deputada estadual Goretti Reis, Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe; a vereadora Linda Brasil, ativista dos direitos humanos, feminismo, transfeminismo e direitos da população LGBTQIA+; e a advogada Valdilene Martins, ativista dos direitos da Mulher e da população negra.
Fotos: Jadilson Simões