EU PROTEJO VOCÊ,
VOCÊ ME PROTEGE
E TODOS NÓS
ESTAMOS SEGUROS.

No combate ao coronavírus, o uso da máscara é fundamental. Todos nós precisamos fazer uso da máscara para nos proteger e proteger quem amamos. Esta é uma atitude de amor ao próximo, respeito e solidariedade.

Mas, você sabe como usar, quem deve usar, como higienizar ou como descartar? Abaixo, várias dicas que podem proteger você e sua família:

Quem deve usar a máscara?

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, todos nós devemos usar máscara de proteção. A ideia é usar máscaras alternativas e deixar as cirúrgicas e as N95 para os profissionais da saúde.

As máscaras reutilizáveis precisam ser lavadas com água e sabão neutro e esterilizadas, após o uso. Coloque-as de molho, por 30 minutos, em uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Enxague em água corrente. As máscaras devem ser lavadas separadas de outras peças de roupa.

COMO USAR E MANUSEAR
CORRETAMENTE AS MÁSCARAS

COMO DESCARTAR

Segundo orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, é preciso usar dois saquinhos para o descarte, um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure-a pelo elástico e coloque dentro dos saquinhos. Jogue o saquinho no lixo do banheiro, que é considerado lixo comum. Por fim, lave bem as mãos.