ESCOLA DO LEGISLATIVO

É PARA VOCÊ TAMBÉM

Cursos, Oficinas
e Projetos

437 participantes
atendidos

Criada pela resolução de 24 de setembro de 2003, a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese) exerce o papel educativo, promovendo a difusão do conhecimento com a realização de cursos relacionados às atividades da própria Alese e de interesse da população.

Cursos e oficinas de temas como Oratória, Informática básica, Atendimento com qualidade e Planejamento estratégico são ministrados por especialistas e ofertados aos servidores da Alese, de outros órgãos públicos e população em geral. As capacitações preparam o cidadão para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Visita à Casa do Povo, Parlamentar por um Dia, Contando História, Quintas Negras e Cidades Produtivas são projetos desenvolvidos pela Elese com o objetivo de difundir a cultura sergipana e promover a cidadania.

Para conhecer a Escola do Legislativo acesse:
https://al.se.leg.br/elese/

Desde a inauguração da Escola do Legislativo,
em 2003, o projeto Visita a Casa do Povo realiza visitas periódicas à Assembleia Legislativa para conhecer a história, a estrutura e as atividades do Legislativo. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a nova estrutura da TV Alese,
e no prédio principal, a Sala de comissões, a plenária, os gabinetes dos parlamentares e a presidência.

Criatividade, Imaginação e Leitura. A Elese busca, por meio da contação de histórias, estimular a leitura na educação básica, de crianças de 6 a 11 anos de idade, com apresentações teatrais e distribuição de livros.

Em parceria com a Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH), o projeto Contando Histórias acontece todo mês com estudantes das escolas públicas e particulares, Centros de Referência de Assistência Social, Instituições filantrópicas, entre outros, de todo o estado.

Criada para levar oficinas e peças teatrais educativas aos parlamentares e as comunidades, a Cia de Arte Alese é um dos projetos da Escola do Legislativo, com foco na cidadania. Já são 300 apresentações dos 13 espetáculos montados.

Estreado em 2015, o grupo de cinco atores desenvolve espetáculos de cunho educativo e realiza oficinas em comunidades de pouco acesso à cultura e à arte. Sediada em Aracaju, a Cia já se apresentou em 70 municípios de Sergipe.

Criado em 2005, o Coral da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, CORALES, se apresentou, pela primeira vez, no dia 15 de dezembro de 2005, no Espaço Cultural “Deputado Djenal Queiroz”, abrindo a programação natalina daquele ano.

Desde então, o Corales tem realizado a Cantata de Natal, todos os anos, na Praça Fausto Cardoso junto com a Orquestra Sinfônica de Itabaiana.

Com o objetivo de debater a multiplicidade de saberes dos povos negros, o projeto Quintas Negras, que pode ser chamado de Xirê dos Saberes, inclui palestras e apresentações artísticas ministradas por militantes do movimento negro. Iniciado em julho deste ano, o evento reúne pensadores e ativistas para refletir sobre a história dos negros no Brasil e em Sergipe.

4 Edições