Project Description

GORETTI REIS

Nome completo: Lourdes Goretti de Oliveira Reis
Partido atual: PSD/SE
Número de votos: 26.886 votos
Aniversário: 13/02

Contatos
Endereço: Av. Ivo do Prado, s/n – Palácio Gov. João Alves Filho – 5º andar – CEP: 49.010-050 – Centro
Gabinete: (79) 3216-6725
E-mail: dep.gorettireis@al.se.leg.br

Redes Sociais
Site: www.gorettireis.com.br
Facebook: @gorettireisdep
Instagram: @goretti_reis
Twitter: @gorettireis

Goretti Reis (PSD/SE) é graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1984), pós-graduada em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Enfermagem Forense e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2007).

Em sua trajetória profissional esteve como presidente da Maternidade Zacarias Júnior e diretora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, instituições hospitalares sediadas em Lagarto. Destacou-se como Secretária Municipal da Saúde dos Municípios de Lagarto e Aracaju; ocupou a presidência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/se) e membro do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares) e das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite – (CIB e CIT).

Coordenou o curso de Enfermagem do Centro Universitário (AGES) em Paripiranga (BA); dirigiu a Faculdade José Augusto Vieira (FJAV) e a Fundação Nacional de Saúde em Sergipe (Funasa).

Goretti Reis revolucionou a saúde de Lagarto com a criação do primeiro Centro de Especialidades Médicas do interior do Estado; do Centro Humanizado da Mulher e do Centro de Pediatria Criança Saudável. Implantou os Programas: Agente Comunitário de Saúde e Saúde da Família; projetos odontológicos; construção e ampliação de Centros de Saúde; criação do Serviço de Urgência Ambulatorial 24 horas na Colônia Treze, e pioneirismo na informatização do processo de marcação de consultas. Atuação que concedeu premiações ao Município.

Está em seu quarto mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), representando o povo sergipano com compromisso e respeito. Por duas legislaturas subsequentes participou da mesa diretora como 2ª secretária. Nesta legislatura, a 19º, está como vice-presidente da Comissão de Saúde e integra mais quatro comissões: Energia e Comunicação, Ciências e Tecnologia, Defesa do Consumidor e Legislação Participativa, além de membro de diversas outras comissões parlamentares. Na entidade União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), já exerceu diversos cargos e atualmente está Secretária do Estado de Sergipe.

Autora de diversas Leis nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente, entre elas: Lei nº 7.526/2012, institui a Campanha “Outubro Rosa” em Sergipe e objetiva a redução do câncer de mama e de útero; Lei nº 8.072/2015, institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano em Sergipe; Lei nº 8.375/2017, institui no Calendário de Eventos de Sergipe a data 29 de julho como o Dia de Combate ao Feminicídio; Lei nº 8.405/2018 institui a data de 26 de março como o Dia Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia; Lei nº 8.460/2018, institui a data de 15 de junho como o Dia Estadual do Enfermeiro Forense; Lei nº 8.547/2019, institui a data de 31 de maio como o Dia do Policial Militar, Bombeiro Militar Feminino e do Policial Civil Feminino de Sergipe; Lei nº 8.742/2020, concede o Título de Centro da Agropecuária e dos Esportes Equestres, ao Município de Lagarto; Lei nº 8.767/2020, declara o Grupo Folclórico Parafusos de Lagarto Patrimônio Histórico, Cultural e Imortal; Lei nº 8.777/2020, institui a Política Pública de Recuperação e Reeducação de Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (trabalho com Grupos Reflexivos); Lei nº 8.817/2021, institui a Festa do Casamento do Matuto realizado no povoado Colônia Treze, no calendário oficial de eventos; Lei nº 8.888 de 09/09/2021, institui a data de 28 de maio como o Dia da Dignidade Menstrual; Lei nº 8.869/2021, garante às pessoas portadoras de Diabetes tipos 1 e 2, o direito ao atendimento prioritário na realização de exames que necessitam de jejum, total ou parcial, nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – EAS (hospitais e clínicas) das redes pública e privada do Estado de Sergipe. Implantou a Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres e através da Resolução Nº 05/2018, criou a Procuradoria Especial da Mulher na ALESE.

Defende diariamente a aprovação de mais Projetos de Lei em prol da política de atenção a mulher como o: nº 21 de 25/02/2019 que institui a Patrulha Maria da Penha em Sergipe e o nº 47 de 18/03/2019 que trata da destinação de 3% das vagas de empregos nas empresas contratadas pelos poderes públicos para vítimas de violência doméstica. Sua atuação no parlamento vai além do papel de monitorar e fiscalizar as ações do governo. Defende interesses da sociedade para atender as demandas prioritárias para uma melhor qualidade de vida para o sergipano.

Comissões permanentes – 19° Legislatura – 2º Biênio (Fev/2021 a Jan/2023)

Comissão de Administração e Serviço Público: Vice-Presidente
Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social: Vice-Presidente
Comissão de Defesa do Consumidor: Presidente
Comissão de Legislação Participativa: Membro

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Vice-Presidente