logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Acessibilidade é um direito das Pessoas Com Deficiência na internet

O ano de 2015 foi um marco para a acessibilidade no mundo virtual das Pessoas Com Deficiência. A Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais deste público, visando à sua inclusão social e cidadania.

O artigo 63 diz que é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente. Os sites devem conter símbolo de acessibilidade em destaque.

O site da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) passou por mudanças este ano. Alguns avanços, neste sentido, foram colocados em prática para que todos tenham acesso às informações de forma democrática.

Do lado direito de todas as páginas do site, é possível encontrar o botão azul que trata da acessibilidade. Através dele, é possível aumentar e diminuir letras, tornar a página monocromática, ou seja, com apenas uma cor, aumentar o contraste, escurecer o fundo, destacar links e alterar a fonte da letra para atender as pessoas com baixa visão.

Foi implementada também a funcionalidade VLibras que quando acionado, permite a tradução automática do conteúdo textual paraa Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isso melhora a acessibilidade digital, garantindo que usuários surdos possam compreender e interagir com informações disponíveis na internet.

O site ainda oferece os áudios de todas as sessões, além das gravações em vídeos com tradução para Libras. O Brasil tem cerca de sete milhões de deficientes visuais ou pessoas com baixa visão, dez milhões de deficientes auditivos ou com baixa audição e 13 milhões com algum tipo de deficiência motora, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números mostram que existem muitos brasileiros inseridos na sociedade que precisam de acessibilidade para conhecimento dos assuntos primordiais do dia a dia. Por isso, a importância de dar maior acessibilidade a essa população na Web, uma vez que o meio digital tem sido cada dia mais presente nas necessidades pessoais, de trabalho e de lazer.

Foto de destaque: Tecnoblog

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo