Há 30 anos, nossos Constituintes de 1989 entregaram à sociedade sergipana uma nova Constituição: mais democrática e mais atrativa ao interesse popular. Desempenharam um papel representativo dos anseios sergipanos. Atenderam particularmente a pedidos que clamavam pela liberdade e pela proteção a temas nunca proclamados neste Estado.

O produto de doze meses de trabalhos intensos foi uma Constituição que perdura, com seus princípios e diretrizes, voltada para o povo sergipano. Receptiva às mudanças, passou por 48 emendas constitucionais, sem que se alterasse a sua essência: fiel ao espírito das normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais da Nação.

Para homenagear esses sergipanos imbuídos do sentido constitucionalista, nós, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a exemplo do primeiro Simpósio de Constituição de Sergipe, 20 anos Construindo a Cidadania, ocorrido em 2009, no próximo mês de outubro, estaremos promovendo o II Simpósio Constituição de Sergipe – 30 Anos da Constituição Estadual: Por Uma Reflexão Sobre o Exercício Consciente da Cidadania.

Mergulhando durante três dias nos momentos históricos do processo constitucional e vivenciando temas que estão na pauta nacional, estaremos, assim, escrevendo, mais uma vez, o momento político, que ficará gravado nos Anais do Legislativo Sergipano, para que não esqueçamos, jamais, os degraus da liberdade.

A Constituição sergipana foi construída pelos deputados e deputadas que compuseram a Assembleia Estadual Constituinte, ei-los:

Guido Azevedo (Presidente)
Reinaldo Moura Ferreira (Vice-Presidente)
Carlos Alberto de Oliveira (1º Secretário)
Antônio Arimatéa Rosa (2º Secretário)
Dilson Cavalcante Batista (3º Secretário)
Aroaldo Alves de Santana (4º Secretário)
Nicodemos Correia Falcão (Relator)
Laonte Gama da Silva (Sub-Relator)
Abel Jacó dos Santos
Djalma Teixeira Lôbo
Djenal Tavares Queiroz
Eliziário Silveira Sobral
Francisco Modesto dos Passos
Francisco Teles de Mendonça
Hildebrando Dias Costa
Jerônimo de Oliveira Reis
Joaldo Vieira Barbosa
José Carlos Machado
Luciano Andrade Prado
Luiz Antônio Mitidieri
Marcelo da Silva Ribeiro
Marcelo Déda Chagas
Nivaldo Silva Carvalho
Rosendo Ribeiro Filho
Nelson Araújo

Desculpe! Este formulário não aceita mais envio de dados.

Download disponível a partir de 08/10

Av. Ivo do Prado, s/n