logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Ana Lúcia comemora sucesso de Seminário sobre primeira infância

A deputada estadual Ana Lúcia ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta terça-feira, 12, para registrar o sucesso do I Seminário Primeira Infância: Um ideário em construção, realizado na última sexta-feira, 08, pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alese.

A parlamentar e presidente da comissão que promoveu o evento agradeceu a todos que contribuíram com sua realização, em especial aos professores e professoras que palestraram e realizaram oficinas voluntariamente: o pediatra Byron Ramos, a jurista e professora do departamento de direito da UFS Karyna Sposato, a pedagoga e professora do departamento de educação da UFS Ana Maria Azevêdo, o psicólogo e professor de departamento de psicologia da UFS Marcelo Ferreri, a pedagoga e professora da rede pública estadual Sandra Beiju e o historiador, professor, bailarino e ator Wilton Santos.

Durante o seminário, especialistas em diversas áreas debateram o conceito de primeira infância, as necessidades específicas meninos e meninas de zero a seis anos e avaliaram de que forma Sergipe e o Brasil avançaram na garantia dos direitos e na promoção de oportunidades para esta parcela da população. Durante dois turnos, os especialistas debateram a primeira infância à luz da saúde, educação, direito, psicologia e cultura. “A criança precisa ser vista como sujeito de direitos. A criança não é o futuro, ela é o presente”, avaliou a parlamentar.

Ana Lúcia destacou a representatividade do seminário. O evento reuniu 275 pessoas, entre agentes do poder público, profissionais e militantes da área da infância, a exemplo de conselheiros tutelares e de direitos, professores da rede pública, assistentes sociais, psicólogos, estudantes, advogados, educadores sociais, representantes de organizações não governamentais entre outros.

O sucesso do evento motivou a deputada Ana Lúcia, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a programar novo seminário, desta vez para discutir a importância de se articular os campos da educação e da cultura. A proposta é que o evento ocorra no início do segundo semestre deste ano e envolva novamente diversos segmentos da população. “Vamos debater na perspectiva de compreender a escola como espaço privilegiado de socialização dos bens culturais”, informou.

Fórum permanente sobre primeira infância

Ana Lúcia ressaltou que a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente irá reativar o Fórum Estadual pela Primeira Infância em Sergipe a fim de fortalecer a articulação das políticas públicas para esta parcela da população. Por não ser o papel precípuo do parlamento reativar este espaço, a frente parlamentar assumirá com a perspectiva de fortalecer a participação da sociedade civil organizada para que ela passe, em breve, a protaginizar o Fórum.

Ana Lúcia ainda informou que haverá em breve reunião com a finalidade de rearticular o Fórum, ainda sem indicativo de data e local. A parlamentar se comprometeu em repassar aos Membros da Comissão de Educação, Cultura e Desporto as informações sobre a reunião quando elas estiverem pactuadas com os entes públicos, as universidades e com as organizações da sociedade civil.

Por Débora Melo, Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo