A deputada estadual Ana Lúcia participou, na tarde desta quinta-feira, 06, audiência realizada entre Governo de Sergipe e treze sindicatos do serviço público filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A audiência, que é fruto da negociação da deputada junto ao Executivo Estadual, marcou a reabertura da mesa de negociação entre governo e sindicatos cutistas e foi presidida pelo vice-governador, Belivaldo Chagas. Participou ainda da reunião o assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Luiz Moura.

A Central apresentou um pauta unificada contendo diversas reivindicações, com foco na política de valorização dos servidores públicos estaduais. Após cada um dos treze sindicatos apresentarem suas pautas específicas, o Governo do Estado se comprometeu a dar encaminhamento às reivindicações que não geram impacto financeiro imediato para o Estado.

Neste sentido, Belivaldo Chagas solicitou que a CUT encaminhe, até a próxima segunda-feira, 10, um documento detalhando as reivindicações que não oneram os cofres públicos, bem como a sistematização das pautas de cada sindicato. O documento deve conter ainda a síntese de todas as dúvidas que os sindicatos têm referente às questões financeiras e de transparência..

Durante a reunião, ficou acordado que será montado um Grupo de Trabalho com o intuito de analisar as questões que estão gerando conflito entre governo e trabalhadores, em especial no que tange os aspectos financeiros e administrativos do Estado. Para representar o conjunto dos trabalhadores, participarão do GT quatro sindicalistas, sendo dois deles representantes de sindicatos filiados à CUT, além de representantes do executivo estadual.

Seminário sobre transparência e recursos públicos

Outra proposta apresentada pela CUT é a realização de um seminário sobre transparência e recursos públicos. A proposta é que o seminário conte com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Tribunal de Contas e do Ministério Público. Enquanto representante do Executivo, Belivaldo Chagas acatou o pedido de participação do encontro. A central encaminhará para os outros poderes a proposta de participação no seminário, que deverá ser coordenado pelo Executivo e pelos trabalhadores.

Sindicatos presentes

Participam da reunião o SINTESE, o SINDTIC (Tecnologia da Informação), SINDETRAN (Servidores do DETRAN), SINDISAN (Saneamento), SINTRADISPEN (Agentes Disciplinares), SINDASSE (Assistente Social), SINDINUTRISE (Nutricionista), STASE (Técnico de Enfermagem), Grupo Atitude, SINDICONAM (Condutor de Ambulância), SINDIBIOMESE (Biomédico), SINPSI (Psicólogo), SINDIJOR (Jornalista).

Por Ascom parlamentar Ana Lúcia (Débora Melo)
Foto: Divulgação