Site da Alese é melhor em acessibilidade entre avaliados em Sergipe

Por Wênia Bandeira – Rede Alese

O site da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) foi considerado o melhor entre os avaliados no estado. O estudo foi feito pelo Movimento Web Para Todos e os resultados foram apresentados durante uma live promovida pelo projeto Aracaju Acessível, com mediação do vereador Lucas Aribé (Cidadania).

A análise foi feita nos quatro principais sites dos poderes executivos e legislativos de Sergipe. Foram avaliados, além da Alese, os sites da Prefeitura de Aracaju, da Câmara Municipal da capital e do Governo do Estado.

A Alese teve resposta positiva nos pontos intitulados de navegação por teclado, links de atalho, idioma da página, página de acessibilidade. Contudo, o site teve resposta negativa na descrição de imagem e libras, e ainda ficou a desejar em contraste de cores.

Na pontuação access monitor, uma ferramenta do governo de Portugal, o site da Alese alcançou 5,5, enquanto na pontuação Asesweb, do governo brasileiro, chegou a 83,97%. Um site é considerado completamente acessível quando alcança 95% no validador em pelo menos 20 páginas.

Para o diretor de comunicação social da Casa, Marcos Aurélio Santos Costa, esta é uma questão que precisa de atenção por se tratar de uma grande público que enfrenta dificuldades para acessar o portal da Alese. Esta questão, segundo ele, receberá a atenção devida.

“Eu entendo que precisamos avançar muito, muito mesmo, por isso já determinei à minha equipe que levantasse todas as informações para que a gente alcance a cada dia um patamar melhor. Evidente que não é uma ação para se fazer aqui do dia para noite, esse é um trabalho contínuo, do mesmo modo que quando nós chegamos em 2015 à Assembleia, nós conseguimos reformular todo o processo de comunicação social da Casa, aproximando da sociedade, fazendo campanhas publicitarias de forte impacto dos valores da sociedade”, comentou.

Marcos Aurélio afirmou que o site recebera ajustes para adequar às necessidades de todas as deficiências. “São cerca de 45 milhões de brasileiros que tem alguma questão de deficiência, essa acessibilidade precisa ser olhada seriamente e nós vamos construir esse projeto para tonar ainda mais acessíveis os meios de comunicação da Assembleia”, falou.

Foto: Rede Alese