Em decreto governo começa a flexibilizar comércio dia 18

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese (*)

O governador Belivaldo Chagas (PSD) concedeu uma entrevista coletiva na tarde dessa segunda-feira (15), no Palácio dos Despachos, e confirmou que inicia o processo de flexibilização parcial do comércio a partir da próxima quinta-feira (18). Ainda foi anunciado um cronograma de início da reabertura de atividades consideradas não essenciais a partir da próxima semana, na terça-feira (23). O Decreto com as especificações do Plano e da reabertura do comércio será publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial.

A partir de quinta-feira poderão retomar suas atividades o comércio de eletrodomésticos, eletrônicos e elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchões; escritórios de engenharia e arquitetura; concessionárias de veículos; imobiliárias e similares. Todas estas atividades terão que funcionar em horários específicos, das 9 h às 16 horas, dentro da estratégia do governo de não aumentar a aglomerar mais pessoas no serviço de transporte coletivo.

Já o cronograma que versa sobre o retorno das atividades não essenciais a partir do dia 23 vem dividido em três fases, nas cores laranja, amarela e verde, respectivamente. O governo deixa claro que a abertura será gradual e o planejamento é detalhado em seis semanas, a contar da próxima. Outro detalhe: mesmo que a flexibilização contemple os serviços da cor laranja, o processo só será continuado para as cores amarela e verde se houver colaboração da sociedade, quanto as medidas de isolamento social.

Tudo também vai depender do comportamento dos indicadores epidemiológicos. Algumas atividades continuam sem retorno definido, como escolas, universidades, creches, teatros, cinemas e eventos maiores, que possam reunir muitas pessoas em um espaço limitado. “O plano obedece a um rigor técnico e científico. Trabalhamos, desde o princípio, com planejamento baseado em evidências científicas e assim faremos também agora, seguindo o que a Ciência orienta para uma retomada segura e responsável”, pontua o governador do Estado.

Belivaldo também lembrou que os avanços no sentido de flexibilizar as atividades comerciais estarão diretamente relacionados ao controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Fase atual, para evoluir para 1ª Fase deverá haver uma taxa de ocupação de UTI menor ou igual 70%. Após o período de 14 dias, deve-se chegar a 2ª Fase (bandeira amarela), quando a taxa de UTI precisa ser menor ou igual a 60%. Estima-se que, 14 dias depois, passar para a 3ª Fase do plano (bandeira verde), com uma taxa de ocupação de UTI menor ou igual a 50%.

Sempre intercalando as fases com reuniões de avaliação do Comitê Gestor, nas quais serão detalhados os indicadores: média da taxa de ocupação UTIS de Covid-19; pacientes confirmados em leitos de UTI de Covid-19; incidência de novos casos confirmados; número de óbitos e outros indicadores complementares. “A ideia que a gente flexibilize mais nos territórios com menos casos e flexibilize menos nos territórios com mais casos, como está sendo na Grande Aracaju. Mas se os demais municípios não fizerem sua parte, a gente fecha a região”, advertiu Belivaldo.

Foto: Mário Souza

(*) Com informações do governo do Estado